Palavras a Maria

Aqui, Ali, Acolá

José Ortiz de Camargo Neto *

Frase do dia: “Deus juntou todas as águas e deu o nome de mar; juntou todas as graças e deu o nome de Maria” (São Luís Maria Grignon

Caros amigos:

Acabo de concluir um modesto livreto intitulado “Palavras a Maria”. É uma coletânea de poesias, letras de canções, orações, escritos teológicos, filosóficos e científicos dedicados à Mãe de Jesus.

Entre os poetas desta coletânea estão Fernando Pessoa, com seu lindo poema “Ave-Maria” (A Minha Mãe), Alphonsus de Guimarães, com “Epífona”, e o irreverente anticristão Antero de Quental, que, repentinamente surpreendeu a todos com seu terno soneto “À Virgem Santíssima, Cheia de Graça, Mãe da Misericórdia”.

Sobre este poeta-filósofo, e sua repentina e brusca mudança, assim se manifesta nosso querido Paulo Setúbal, em seu livro “Confiteor”:

“Em meio a tanto verso blasfemo, em meio àquele caos de dúvidas e de desesperos, que bem reflete o atormentado coração do poeta filósofo, eis que brota de repente da sua lira, incompreensível, verdadeiramente desconcertante, um soneto como este que, pela finura, pelo sentimento poético, pela alta beleza mística, não haverá muitos que o igualem na língua portuguesa”.

Dentre as músicas contidas no livreto está “Miracle of the Rosary”, gravada por Elvis Presley, no álbum “Elvis Now”, em 15 de maio de 1971. Criado em cultura protestante, num país predominantemente protestante, Elvis surpreendeu a todos com esta canção, em homenagem à Aparição de Fátima, cuja letra traz os seguintes versos:

“Oh, mãe abençoada, nós oramos a vós! Obrigado pelo milagre de vosso rosário! Só vós podeis segurar a abençoada mão de seu filho por tempo bastante para que o mundo compreenda”.

Incluí nesta coletânea uma das mais belas e ternas músicas dedicadas à Mãe de Jesus: “Ave Maria Brasileira” (Dos seus andores), que traz versos de um lirismo encantador:

“Ave Maria! Nos seus andores, rogai por nós, os pecadores! Abençoai estas terras morenas, seus rios, seus campos e as noites serenas. Abençoai as cascatas e as borboletas, que enfeitam as matas.”

Mas as palavras mais lindas dirigidas a Maria foram ditas pelo próprio Deus, através de seu emissário, o Arcanjo Gabriel: “Salve Maria, plena de graça (gratia plena)”. O texto integral desta mensagem abre este pequeno livro, de apenas 52 páginas, mas recheado de poesias, orações e pensamentos filosóficos, teológicos e científicos, que levou um crítico a exclamar: “Que lindo grande livrinho!”.

O volume encontra-se na gráfica para impressão, e logo estará à disposição do público pela Proton Editora Ltda, mas uma pequena quantidade já foi impressa em gráfica rápida – e quem quiser receber desde já um exemplar autografado pelo autor pode contatar-nos de antemão: ortizcneto@yahoo.com.br.

Até breve.

* Jornalista e escritor tatuiano.