AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Trombonista Marcelo Bambam participa de concerto no ‘Procóio Ferreira’
Obras de três mestres da música clássica estão confirmadas para o próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, marcado para a terça-feira, 27, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, sob a regência do maestro João Maurício Galindo.
Os ingressos serão vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada), a partir das 18h até momentos antes da apresentação.
O concerto será aberto com a obra “Sonata para Cordas no 5”, do compositor italiano Gioacchino Rossini, autor da famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”.
Na sequência, será apresentado o “Concerto para Trombone e Orquestra”, do inglês Gordon Jacob, com solo do trombonista Marcelo de Jesus da Silva, reconhecido nacionalmente como “Marcelo Bambam”.
A obra foi composta em 1955 e dedicada ao trombonista Denis Wick, que procurava uma peça para mostrar seu virtuosismo. Sucesso na estreia, a composição tornou-se obra essencial para trombonistas.
O concerto é encerrado com a “Suíte Orquestral no 3”, de Pyotr lyich Tchaikovsky. O compositor romântico foi o primeiro russo a ter grande fama internacional.
Tchaikovsky, assim como Mozart, é um dos poucos compositores aclamados que se sentia igualmente confortável escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano.
A apresentação integra a temporada da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que vem realizando diferentes apresentações neste ano.
Destacam-se, entre outros, os concertos feitos ao lado da São Paulo Companhia de Dança e o realizado na inauguração da concha acústica de Votuporanga.
A orquestra, criada em 1985, tem, há três temporadas, direção do maestro João Maurício Galindo, um dos mais ativos diretores de orquestras brasileiro na atualidade.
O solista Marcelo de Jesus da Silva formou-se no curso de trombone e no de aperfeiçoamento no Conservatório de Tatuí, com o professor Gilberto Gagliardi.
Participou de vários concursos, sendo premiado e recebendo várias homenagens. Atua como solista em recitais, com bandas sinfônicas e orquestras sinfônicas desde 1996.
Tem trabalhado sob a regência de renomados maestros brasileiros e internacionais, apresentando-se em importantes salas de concertos no Brasil e em outros países, como Peru, Espanha e Estados Unidos.
Dentre as apresentações, destaca-se a realizada em 2009 no “Avery Fisher Hall”, no Lincoln Center, em Nova York, com o pianista David Brubeck, sob regência de João Carlos Martins.
Participou da gravação de 14 CDs e 2 DVDs com grupos sinfônicos. Professor do curso de trombone do Conservatório de Tatuí desde 1996, é o primeiro trombone e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, primeiro trombone e solista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Realiza “masterclasses”, palestras, concertos e recitais em importantes salas de concertos do Brasil.