‘Orquestra Sinfônica’ realiza neste sábado concerto na Sala São Paulo





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Músicos do Conservatório abrem, pela primeira vez, temporada na mais importante sala do país

 

Neste sábado, 16, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz apresentação na Sala São Paulo. O concerto terá participação especial do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí e abre a temporada artística do grupo. Ele também marca as celebrações dos 60 anos do Conservatório de Tatuí.

A apresentação está agendada para as 11h, dentro da consagrada série “Concertos Matinais” e conta com repertório especial e regência de João Maurício Galindo, um dos mais ativos maestros da atualidade. Os ingressos são gratuitos. A preparação do coro está a cargo de outro maestro consagrado, Cadmo Fausto.

O repertório preparado para a ocasião do concerto, com duração de 70 minutos, inclui a “Sinfonia nº 1”, de Ludwig van Beethoven, e “Vesperae Solemnes de Confessore” (Vésperas Solenes), de W. A. Mozart, para coro e orquestra.

Segundo a assessoria do Conservatório, a “Sinfonia nº 1” foi a primeira das nove sinfonias de Beethoven, tendo sido composta em Viena entre 1799 e 1800 e estreada em 2 de abril de 1800. A obra tem quatro movimentos e “chegou a ser criticada devido a seu aspecto inovador: a abertura começava com a tonalidade principal, numerosas modulações”, consta no material de divulgação.

A obra de Mozart, composta como parte de suas funções na corte arquiepiscopal de Salzburgo, traz “uma agitada escrita para cordas e rica declamação coral intercalada com passagens em contraponto erudito”. A série de vésperas, de 1780, emprega “ampla variedade de recursos estilísticos, desde a escrita fugal a seções na forma de ária e outras em formato antifonal”. “Torna-se, portanto de difícil execução”, citou a assessoria.

O concerto deste final de semana representa um marco para a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Esta é a primeira vez que o grupo abre sua temporada artística na Sala São Paulo, espaço privilegiado considerado a principal sala de concertos do país.

Em outras ocasiões, desde o ano de 2012, tanto a orquestra quanto o Coro Sinfônico apresentaram-se no mesmo local. Eles atenderam convite da Associação Tucca.

Para o diretor executivo do Conservatório, Henrique Autran Dourado, a apresentação é significativa para as celebrações dos 60 anos do Conservatório de Tatuí, consagrada escola de música, luteria e artes cênicas. Segundo ele, ela marca o início das comemorações das seis décadas da instituição.

“Além deste concerto em fevereiro, já temos no dia 29 de setembro uma nova apresentação agendada na Sala São Paulo, também por conta das comemorações dos 60 anos. O ano de 2014 será histórico”, afirmou ele, por meio de assessoria.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas, dando a estes últimos a oportunidade de oferecer “uma ampla experiência do repertório sinfônico e também uma antevisão de um possível ambiente de trabalho”.

O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e é formado por 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição. O grupo oferece aos estudantes “experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral”. O Coro Sinfônico vem realizando apresentações importantes de repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas.

A apresentação deste dia 16, em São Paulo, contará exclusivamente com participação de professores da instituição, todos integrantes da orquestra e do coro.

Os ingressos para a apresentação estão sendo disponibilizados na bilheteria da Sala São Paulo desde a segunda-feira, 10, com limitação de quatro por pessoa. Outras informações serão fornecidas por meio do telefone (11) 3223-3966.

Em Tatuí, um total de 24 eventos importantes – entre festivais, encontros e concursos nacionais e internacionais – serão realizados pelo Conservatório no ano de comemorações. O primeiro grande evento está agendado para o período de 23 a 26 de abril, quando acontece o IV Encontro Internacional de Performance Histórica.

Todos os demais encontros internacionais – de Madeiras de Orquestra, Metais, Violonistas, Saxofonistas, Percussão, Cordas, Pianistas, Canto/Ópera e Coros – serão realizados até novembro deste ano.

Também estão confirmados os três eventos relacionados ao Festival de MPB – Certame da Canção, Raiz e Tradição e Painel Instrumental -, além do curso de férias, semana da composição para bandas e concursos nacionais como o de piano e luteria.