Orquestra Sinfônica abre no dia 13 temporada de eventos do CDMCC





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Marcelo Costa será trompetista especialmente convidado para solo no concerto de abertura de temporada

 

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre na próxima sexta-feira, 13, às 20h30, a temporada de concertos deste ano. A apresentação terá entrada franca e regência do maestro João Maurício Galindo, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415. Os ingressos podem ser retirados de terça a sexta, das 17h às 19h, ou no dia de realização do concerto a partir das 18h.

Para a abertura de temporada, a Orquestra Sinfônica elegeu obras de F. Joseph Haydn, Jan Krtitel Neruda, Mikhail Malt, Edmundo Villani-Côrtes e D. Shostakovich.

De Haydn será apresentada a “Sinfonia n. 75”, em quatro movimentos. De Neruda, a obra escolhida é “Concerto em Mi bemol para trompete e cordas”, em três movimentos, com solo do trompetista Marcelo Costa.

O concerto contará, ainda, com apresentação das obras “Abertura 1990”, de Mikhail Malt; “Concertino opus 94”, de D. Shostakovich; e “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Villani-Côrtes. Esta última, a mais conhecida e que maior número de transcrições recebeu do compositor brasileiro que celebra 85 anos de vida em 2015.

Na apresentação, a orquestra contará com formação exclusiva de professores da instituição. A regência da temporada será de Galindo, que está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo há 11 anos e à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2011.

O maestro regente mantém dois programas radiofônicos na Rádio Cultura de São Paulo: o “Pergunte ao Maestro” e o “Encontro com o Maestro”. É um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada na Sala São Paulo, produzida pela Tucca, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer.

Em 2009 publicou, pela editora Melhoramentos, o livro “Música, pare para ouvir”. Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, é especialista em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc (Serviço Social do Comércio) e no Projeto Guri.

Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), instituição na qual obteve bacharelado em composição e regência. Galindo é, ainda, mestre em musicologia pela USP (Universidade de São Paulo).

Solista

Marcelo Benedito Costa Franco é formado pela Escola de Música de Piracicaba, recebendo as primeiras orientações dos professores Anor Luciano e Oscarindo Roque. Logo depois, em São Paulo, na Escola Municipal de Música, passou a ser orientado pelo laureado professor Edgar Batista dos Santos “Capitão”, inclusive, durante o curso superior nas faculdades Santa Marcelina e Mozarteum, de São Paulo.

Participou, também, de festivais como o de Campos do Jordão e de masterclasses com professores, como: Gilberto Siqueira, Nailson Simões, Fred Mills, Winton Marsalis, Phil Smith (N.Y.Philarmonic) e Charles Schlueter (Boston Simphony).

Já durante o período acadêmico, iniciou carreira profissional como orquestrante e camerista, sendo um dos fundadores do Quinteto Metal Nobre, grupo que integra há mais de 18 anos.

Também como solista, apresentou-se em inúmeros concertos com orquestras como as da Escola de Música de Piracicaba, Orquestra de Câmara de Indaiatuba, Engenho Barroco, Sinfônica de Americana, Sorocaba, Orquestra de Câmara Orpheus (Bulgária) e Solistas do Teatro Colòn (Argentina), tendo, ainda, passado pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, na qual foi primeiro trompete entre os anos de 1999 e 2009.

Como docente, lecionou na Escola de Música de Piracicaba, Conservatório Novo Tempo, Conservatório Brooklin Paulista, entre outros.

Atualmente, é trompetista da Orquestra Bachiana Filarmônica, Quinteto Metal Nobre e atua como professor no Colégio Britânico Saint Paul no Conservatório de Tatuí.