A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, recebe nesta quinta-feira, 20, às 20h, na Igreja Matriz, um concerto especial de Natal. O evento é promovido por Jorge Rizek, produtor cultura e colunista de O Progresso, em parceria com a Camerata Les Ensembles, Studio Silmara Verzinhassi, e Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura.
De acordo com o pároco Élcio Roberto de Góes, este é o terceiro ano em que a igreja firma parceria para a realização do concerto. O padre ressalta que “a música e a arte colaboram com a igreja, trazendo um espírito de festa, de luz, e fazendo surgir nas pessoas o sentimento do amor, por meio do nascimento do Menino Jesus”.
“Acredito que, com a arte, com a música, conseguimos levar para a comunidade uma mensagem de paz e, também, para várias famílias, o espírito do que é o Natal, o seu significado, o seu valor e a sua importância”, acrescenta o sacerdote.
A apresentação é única e a entrada, gratuita. Contudo, o padre e a organização decidiram, mais uma vez, arrecadar alimentos para serem doados a entidades carentes. Nos últimos anos, os itens foram entregues aos Vicentinos.
A igreja abrirá às 19h30, para acolhida. Uma equipe recolherá os alimentos e o concerto começa às 20h em ponto.
Com uma formação de 55 integrantes, entre coral, orquestra completa com duas harpas, maestro e cantores solistas, a Camerata Les Ensembles se encarregará do espetáculo natalino, executando peças de Tchaikovsky, Mendelssohn, Beethoven entre outros músicos e compositores.
Segundo Wilson Mendes de Oliveira, diretor da Les Ensembles, no repertório, entram 25 peças, entre músicas sacras e as tradicionais canções natalinas. “São músicas que vão refletir mensagens de Natal, de amor, de paz”, afirmou o diretor.
Fernando Pires, produtor musical da Camerata pontuou, que, apesar do repertório conter algumas músicas tidas como “clichês”, executadas em quase todas as apresentações natalinas, os arranjos são todos elaborados e tocados de forma diferenciada.
Além disso, na apresentação deste ano, o espetáculo natalino conta com a participação do estúdio Silmara Verzinhassi. O corpo de dança fará performances em conjunto com a orquestra sinfônica.
Conforme a organização, mais de 800 pessoas são esperadas para o evento. “A expectativa é de igreja lotada. Nos anos anteriores, o pessoal veio de van para assistir, vem gente de diversas cidades da região, porque, realmente, é um grande espetáculo”, declarou Oliveira.
O diretor ainda frisou que o concerto de Natal contará com formação cênica, decoração natalina e uma “grande produção para fazer um espetáculo de verdade dentro da igreja, ressaltando o tema usado nos materiais de publicidade, que é ‘Quem assistiu nunca mais esqueceu’”.
“É muito emocionante. As pessoas ficam emocionadas, choram, é uma energia muito forte. Na verdade, é um concerto que não existe outro parecido próximo de nós, com a qualidade que é feito”, assegurou Oliveira.
Ele ainda frisou que esta é uma oportunidade para que as pessoas possam acompanhar a apresentação de uma orquestra sem ter que ir aos grandes centros.
“Este tipo de apresentação é uma coisa que as pessoas não têm acesso. Só se comprar um convite de R$ 200 a R$ 500 para ir assistir em uma sala fechada em São Paulo”, comentou.
A orquestra é composta, em grande parte, por professores do Conservatório de Tatuí, além da regência de Henrique de Campos Machado.
Ainda conforme o pároco da Matriz, por ser um “santuário”, a paróquia deve desenvolver a questão religiosa, espiritual e, também, cultural com a comunidade.
“O santuário precisa promover estes eventos, e uma igreja igual a esta que nós temos, com a acústica que ela tem, com o espaço que temos, favorece este tipo de apresentação”, apontou o padre.
Ele ainda assegurou que a intenção é manter a apresentação natalina como uma tradição e repeti-la nos anos seguintes. “Queremos dar continuidade todo ano, como um evento cultural de Natal familiar, para que as pessoas possam vivenciar isso”, revelou.
Por sua vez, Pires destacou que a expectativa é estruturar o espetáculo e conseguir parcerias. “Hoje, nós estamos fazendo isso como algo social, mas que tem custo para todos nós, e gostaríamos de ter parceiros que pudessem nos ajudar a manter este espetáculo nos próximos anos”, argumentou.
“Todo mundo fica encantado com o resultado final, mas a produção não é tão fácil. A igreja também contribuiu com o custo que ela pode contribuir, mas a nossa ideia é de que, neste ano, venham mais pessoas que possam estar, a partir do próximo ano, contribuindo, patrocinando o concerto de Natal, para que ele seja sempre um marco”, reforçou Oliveira.