AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Orquestra Sinfônica programa concerto especial como Coro Sinfônico na véspera da Sexta-feira Santa
A Orquestra Sinfônica e o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí fazem nesta quinta-feira, 2, concerto especial em celebração à Páscoa. A regência é de João Maurício Galindo.
A apresentação começa às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, no centro. Os ingressos podem ser adquiridos ao custo de R$ 12 (R$ 6 meia entrada), na bilheteria.
Para o concerto especial, o maestro e o coordenador do Coro Sinfônico, Cadmo Fausto, escolheram obras de Charles Gounod (“Petite Symphonie”), Edward Elgar (“Serenata para Orquestra de Cordas”) e Gabriel Fauré (“O Réquiem”). Essa obra é a escolha principal pela proximidade do concerto com o feriado de Sexta-Feira da Paixão, celebrado no dia 3.
A missa fúnebre foi composta entre 1887 e 1890 e tem sete movimentos: “Introit et Kyrie”, “Offertoire”, “Sanctus”, “Pie Jesu”, “Agnus dei”, “Libera me” e “In paradisum”. No ano de 1924, a versão completa do réquiem foi apresentada no funeral do próprio compositor. A maior parte dos textos da obra é escrita em latim, com exceção de “Kyrie”, escrita em grego.
O réquiem é uma das várias missas repletas de símbolos nas quais o sacerdote reafirma o desejo de seguir a prescrição de Jesus Cristo na última ceia, de renovar a recepção de seu corpo e sangue, representados pelo pão e pelo vinho, elaborada pela Igreja Católica. A expressão é utilizada para designar as criações musicais que visam a homenagear os mortos.
O concerto que une a orquestra e o coro é mais um da série realizada em parceria pelos dois grupos. Juntos, eles vêm realizando apresentações importantes nos últimos anos.
Desde 2011, apresentam-se na Sala São Paulo, em São Paulo, e integram programações importantes nacionalmente – como a série de concertos da Tucca. No ano passado, os dois grupos se apresentaram em São Paulo em duas ocasiões, uma delas na celebração dos 60 anos do Conservatório de Tatuí.
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. Regularmente, recebe diversos regentes e solistas consagrados e realiza uma série de concertos didáticos cujo objetivo é fomentar o contato com a música clássica, principalmente entre as crianças das escolas públicas.
A partir de 2011, tornou-se um dos grupos mais ativos da música clássica brasileira tendo João Maurício Galindo à frente como regente titular.
Já o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O coro realiza apresentações com repertório a capella, de música brasileira, repertório sinfônico e óperas.
Em 2011, junto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, apresentou a cantata cênica “Carmina Burana”, de Carl Orff, na série de concertos TUCCA, na Sala São Paulo – projeto que foi representado em 2013.
No ano seguinte, no mesmo projeto, realizou a “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125 – Coral”, de L. Beethoven, com espetáculos em três cidades do Estado de São Paulo. Também nos últimos anos, o Coro Sinfônico vem se destacando em produções a cargo do Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí.
O grupo apresentou as óperas “Dido e Enéas”, de Henry Purcell (2009); “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi; “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011); e “Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck (2012).
Em 2013, registrou apresentações com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob regência de Isaac Karabtchevsky. Em 2014, apresentou-se junto ao Coral Paulistano Mário de Andrade, além de realizar apresentações especiais, com destaque para o Réquiem, de Mozart, junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.