A 3ª Mostra de Prática de Conjunto 2018, do Conservatório, apresenta mais dois concertos gratuitos, neste domingo, 21, no teatro “Procópio Ferreira”. A Orquestra Sinfônica Jovem toca às 11h e a Banda Sinfônica Jovem assume o palco às 18h, ambos com entrada gratuita.
Composta por 62 estudantes, a Orquestra Sinfônica Jovem apresentará “Marcha”, de Ernst Mahle; “These Hallowed Halls”, da obra “Flauta Mágica”, de Wolfgand Amadeus Mozart; “Pifa – Pastorale Symphony”, da peça “Messiah”, de George Friedrich Händel; “Elegia”, de Henrique Oswald; e “Fantasia Acadêmica c.p. 65”, de Edson Beltrami.
O professor responsável é Gustavo Assumpção, formado em viola erudita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e aluno de especialização em pedagogia musical, com ênfase em método Kodaly e em regência orquestral.
A Banda Sinfônica Jovem é formada por 22 estudantes e interpretará “Lament and Tribal Dances”, de Michel Sweeney; “Teu Olhar”, de Otavio Azevedo; “Estão Voltando as Flores” e “Carinhoso”, de Paulo Soledad e Pixinguinha; “Vila la Vida”, de Coldplay; “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso; “Happy”, de Parrel Williams; e “Smoke on the Water”, de Deep Purple.
O professor responsável é José Antonio Pereira, mestre em música, metodologia de ensino e psicopedagogia pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A prática de conjunto é uma disciplina dos cursos de música e canto do Conservatório, que garante, aos estudantes, a oportunidade de tocarem com outros instrumentistas nas mais variadas composições: orquestras, cameratas, bandas, big band, jazz combo, coros e muito mais.
“É considerada parte fundamental na formação profissional, pois prepara o aluno para trabalhar em equipe, com consciência de todas as implicações éticas e hierárquicas da interação, sempre sob a orientação de professores fortemente qualificados”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do CDMCC.
A coordenação é do professor Luciano Pereira.