Da redação
No mês passado, especificamente entre os dias 1º e 24 de dezembro, a região central da cidade recebeu grande fluxo de pessoas em razão do horário especial de funcionamento do comércio e das atrações do “Natal Encantado 2022”, promovido pela prefeitura de Tatuí.
Por isso, a Guarda Civil Municipal promoveu a Operação “Papai Noel”, com o apoio de alguns setores da prefeitura, da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e da Polícia Militar.
O objetivo foi garantir mais segurança aos munícipes nas ruas, nas praças e no comércio, além “de proteger e tranquilizar as famílias tatuianas durante os passeios nesta época do ano”, conforme ressaltado pela assessoria de comunicação do Executivo.
De acordo com relatório apresentado pela GCM, apenas uma ocorrência por furto foi registrada no período, de uma bolsa esquecida pela vítima no banco de uma praça. Os guardas também efetuaram duas averiguações com encaminhamento para a delegacia, sendo que os indiciados foram posteriormente liberados.
Também houve atendimento a um idoso, que passou por um mal súbito, e um apoio ao Samu no atendimento de uma pessoa com crise convulsiva.
Na Operação “Papai Noel”, aproximadamente 15 GCMs trabalharam em escalas suplementares (das 12h às 18h e das 17h às 23h). Eles realizaram patrulhamentos preventivos a pé pelas principais ruas da região central, entre elas, a 11 de Agosto e a Prudente de Moraes, além das praças da Matriz e Martinho Guedes (Jardim da Santa).
As ações preventivas tiveram uma viatura de coordenação, o efetivo normal da GCM com quatro viaturas e mais duas motocicletas, um micro-ônibus, que serviu como base móvel, e o sistema de monitoramento por câmeras de segurança.