‘Operação Cerol’ da GCM apreende pipas e carretéis de linhas no JRG 2

249
Equipe responsável pela “Operação Cerol” (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A Guarda Civil Municipal realizou mais uma “Operação Cerol”, na quinta-feira, 28, no Jardim Rosa Garcia II. Durante a ação, agentes apreenderam 6 pipas com cerol, 6 carretilhas, 30 carretéis grandes de linha “chilena” e 4 carretéis pequenos.

De acordo a GCM, a operação visa coibir o uso de cerol e conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos da utilização do material, além de prevenir acidentes com linhas cortantes, principalmente os que atingem motociclistas.

Em nota à imprensa, a equipe informou que mais operações como essa devem acontecer, sem data definida, em outros bairros da cidade.

Conforme a lei estadual 12.192, de 6 de janeiro de 2006, é proibido o uso de cerol ou qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas.

Aquele que não cumprir a lei pode ser multado em cinco Ufesp’s (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), sem prejuízo da responsabilidade penal.

Ainda segundo a lei, quando o infrator é menor, os pais são os responsáveis, e as despesas decorrentes da correm “por conta das dotações orçamentárias próprias”.