O Ópera Mix promoveu mais um evento especial em 2023, desta vez na semana de Páscoa. Marcando a data, o restaurante, especializado na alta gastronomia, serviu um menu degustação na noite do dia 6, tendo como destaques dois ingredientes sofisticados: o bacalhau e a vieira.
O evento, realizado pelos proprietários do Ópera Mix, Gláucio e Liza De Marchi, contou novamente com casa cheia e todas as mesas reservadas para apreciar o menu assinado pelo chef italiano Augusto Piras – residente no Brasil desde os anos 2000 e com mais de 30 anos de experiência na gastronomia.
Os frutos do mar foram “astros” do cardápio degustação. Para a entrada, Piras apostou em um prato com vieiras gratinadas, fios de abobrinha e zabaglione cítrico.
Em seguida, foram servidas papalinas de massa artesanal ao recheio de bacalhau sobre natas do mesmo peixe, maçaricadas, no primeiro prato; e, lombo de bacalhau confitado com cebolas caramelizadas, mimosa de ovos e churro de batata dourada, para o segundo prato.
Para o preparo do bacalhau, Piras conta ter investido em temperos e complementos, agregando sabores e texturas aos pratos. “O carma do prato é aquilo que os japoneses chamam de umami: trazer os cinco sentidos para o cliente. Também agregamos a crocância, a doçura e a acidez, escolhendo e combinando os elementos”, enfatizou o chef.
“Na Páscoa, não poderia ser diferente: o bacalhau e a vieira reinaram no cardápio. Além disso, o brasileiro ama um bacalhau”, complementou Piras.
Conforme o chef, o menu começou a ser elaborado já no primeiro jantar do ano. A ideia era focar em pratos com o bacalhau, agregando outros ingredientes da alta gastronomia, como no caso das vieiras, além do tempero especial do chef.
“Fizemos um dueto de bacalhau, com o ravioli recheado de bacalhau e servido em cima das natas do bacalhau, em uma combinação muito feliz, com um toque de bisque de lagosta em volta dele, o que deu um ‘up’, e o gergelim trazendo a crocância e complementando o prato”, descreveu Piras.
Para a sobremesa, o cardápio serviu a tradicional torta festiva napolitana “pastiera di grano”, com calda de limoncello.
“Este é um clássico que não poderia faltar neste cardápio. Assim como tem o panetone para o Natal, na Itália, temos a pastiera. Ela é um doce nascido para ser servido na Páscoa”, contextualizou Piras.
Conforme De Marchi, o cardápio é definido em conjunto, mas ele ressalta que Piras “tem total liberdade para executar os pratos”.
“Nós sempre trocamos ideias sobre o que esperamos para a noite, sobre o gosto dos nossos clientes e o que achamos mais legal para oferecer. Mas, ele (Piras) sempre tem a liberdade para criar e surpreender, confio totalmente”, comentou o empresário.
De Marchi salientou que a ideia dos eventos e festivais gastronômicos é inovar e trazer novos sabores para os clientes, principalmente com ingredientes mais sofisticados.
“A aposta desta vez foi a vieira em um prato bem elaborado, além do bacalhau de alta qualidade, muito bem-preparado. Porém, sempre trazemos novidades”, reforçou.
O evento foi considerado mais um sucesso do restaurante. “Ficamos muito satisfeitos, e o ‘feedback’ dos clientes, mais uma vez, foi positivo. Aqueles mais assíduos da casa, que entendem a proposta o que é a nossa visão do evento, saíram daqui muito satisfeitos”, concluiu.
Ópera Mix
Rua 13 de Fevereiro, 240 – Tatuí
F: 3305-3000 / 98165-3000
operamix.com.br
@opera.mix