Oficina e espetáculo são ações voltadas a educadores e alunos





Natália Utz

Atividades são voltadas a professores e estudantes da rede municipal e visam a estimular valores cívicos

 

Oficinas de sensibilização para professores e apresentações teatrais para alunos da rede pública. Essas são as atividades do projeto “MudaMundo” que chega a Tatuí no fim deste mês. A iniciativa será realizada no próximo dia 27, no Centro Cultural Municipal, à praça Martinho Guedes, 12, no centro.

O projeto visa à disseminação de valores entre alunos e percorreu as cidades de São José do Rio Preto e Bauru. Neste mês, ele acontece em Jaú, Rio Claro e Limeira, sendo composto por oficinas e por encenação de peça teatral.

Produzido e executado pela empresa Signi, o MudaMundo é voltado ao resgate de valores (noções de cidadania) em sala de aula. Por meio de atividades, ele busca contribuir para a transformação social descrita pelos organizadores como “necessária”. Em São Paulo, o projeto conta com patrocínio da lojas Pernambucanas.

As atividades gratuitas são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313 de 1991), a chamada “Lei Rouanet”. Elas contam com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto é destinado a professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Ele consiste em um trabalho de colaboração para a educação, atuando na formação da cultura de respeito ao próximo. Também prima pelos cuidados com o meio ambiente e com as cidades.

MudaMundo é baseado em livro homônimo. Escrita em forma de roteiro teatral, a obra narra quatro aventuras vividas pelo menino João para mudar o mundo.

A estrutura do projeto se desdobra em oficinas de sensibilização para os educadores, com distribuição de kit (composto pelo livro, o caderno de sugestões para o professor e um bloco) para os participantes, e na apresentação do teatro MudaMundo para as crianças.

O caderno de sugestões traz ideias de atividades para desenvolver em sala de aula, partindo de temas, como: inclusão, respeito às diferenças, cooperação e a importância do trabalho em grupo. Estão reunidas sugestões de jogos cooperativos, que também são trabalhadas com os personagens do livro.

“O objetivo da ação é reforçar a importância do professor como exemplo de ética para o aluno, propiciar a discussão de temas como cidadania, meio ambiente, ‘bullying’, entre outros, além de discutir sobre o papel da escola na formação do aluno e a importância da presença da família na educação das crianças”, cita em nota a coordenadora geral do projeto, Cristiane Ostermann.

Para apresentação do espetáculo, o grupo teatral “Cuidado Que Mancha” promete trazer novidades. Com um novo cenário e novos bonecos, os atores contam as histórias do menino João utilizando materiais recicláveis e naturais.

O projeto acontece desde 2006 em diferentes estados brasileiros e já percorreu 102 cidades, atingindo diretamente mais de 63 mil crianças e mais de 10 mil educadores, além de 4.251 escolas municipais e estaduais envolvidas.

Mais de 259 mil exemplares do livro MudaMundo já foram doados para bibliotecas de escolas públicas. Informações sobre como participar das atividades do projeto são obtidas pelo telefone (51) 3019-3913. Quem preferir, pode solicitar informações pelo e-mail mudamundo@mudamundo.com.br.

As atividades em Tatuí completam o circuito de itinerância do projeto em agosto. Na última quinta-feira do mês, elas serão realizadas das 9h às 15h (teatro para crianças) e a partir das 18h30 (oficina de sensibilização para professores).