Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” sediará de 8 de outubro a 1º de novembro, uma oficina de pesquisa e estudo na área do humor, com foco na obra e no legado do escritor tatuiano Paulo Setúbal.
A capacitação será ministrada pelo ator e produtor Ander Ferraz e acontecerá todas às terças e sextas-feiras, das 9h às 12h, sendo oito encontros. Há 15 vagas disponíveis e podem participar jovens a partir de 14 anos, sendo as inscrições gratuitas no link https://bit.ly/477wKyn.
“Intitulada Oficina de Humor “Stand’uptuiano Paulo” – uma combinação criativa de stand-up comedy, o gentílico tatuiano é uma homenagem ao renomado escritor Paulo Setúbal, que tem grande representatividade para a cidade de Tatuí – a atividade buscará, por meio de jogos teatrais, construir cenas de stand-up com o tema Paulo Setúbal”, declara a assessoria da prefeitura.
Além de manter viva a memória de Setúbal e seus poemas, a oficina visa, também, abrir um debate sobre identidade e pertencimento, questionando a construção da história local e a conexão dos moradores com seu território.
“Utilizando o humor como ferramenta de abordagem, ela se apoia na pesquisa literária de Setúbal para explorar sua obra de forma leve e lúdica”, continua.
Ao falar de humor, Ferraz contextualiza suas origens na medicina humoral da Grécia Antiga, em que se acreditava que os fluidos corporais influenciavam as emoções humanas. “No Brasil, o humor foi moldado pela Belle Époque, período entre o final do século XIX e o término da Primeira Guerra Mundial. Foi nesse cenário que surgiram o humor moderno e as caricaturas no jornalismo, depois florescendo no teatro, no rádio e no cinema”, explica Ander Ferraz.
Segundo ele, na oficina, a pesquisa partirá da influência desses formatos no rádio, como o programa “Balança, mas não cai”, que marcou a época com personagens icônicos, até o humor televisivo de Chico Anysio e Jô Soares, passando por programas mais recentes, como “Casseta e Planeta” e “Zorra Total”.
A partir dessa tradição, os participantes trabalharão na construção de suas próprias criações humorísticas, inspirados pela poesia e pelo legado de Paulo Setúbal.
O ator e produtor Ander Ferraz atua na área cultural desde 1995 e é estudante de produção cultural. Ele se dedica à pesquisa dos impactos da coletividade na cultura, sempre buscando “a união como forma de desenvolvimento auto sustentável por meio da economia criativa e do compartilhamento de experiências”.
A Oficina de Humor “Stand’uptuiano Paulo” foi contemplada pelo 4º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da Prefeitura de Tatuí.