Obras e interdição na rua Sta. Cruz devem continuar até junho





Jheniffer Sodré

Rua Santa Cruz está interditada desde o cruzamento com a rua Cônego Demétrio, até o cruzamento com Cel. Aureliano de Camargo

 

Desde a segunda-feira, 12, o tráfego na rua Santa Cruz, no centro, está impedido, e a previsão é de que fique assim durante um mês, segundo informações da Ellenco Empreendimentos Imobiliários, responsável pela intervenção.

Conforme a empresa, essa corresponde à maior parte das obras de reforço de adutora de água tratada para atender à demanda gerada pelos loteamentos “Bosques dos Ipês I, II e III”, mais conhecidos como “Reserva dos Ipês”.

A Ellenco informou, por meio de nota, que o reforço de adutora terá aproximadamente 600 metros de comprimento e percorrerá a rua Santa Cruz entre os cruzamentos com as ruas José Bonifácio e São Bento.

A executora da obra é a empresa Camf Engenharia e Construções Ltda. e, segundo informações da Ellenco, “ela é capacitada tecnicamente para fazer esses tipos de intervenções em sistemas viários”.

Conforme consta na nota da Ellenco, as duas empresas “estão trabalhando em conjunto com órgãos municipais responsáveis pela fiscalização e orientação do trânsito, evitando, assim, maiores transtornos para os moradores do entorno e usuários destas importantes vias de nossa cidade”.

O gerente regional da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Adriano José Branco, explica que as obras não são realizadas pela companhia, mas são acompanhadas e orientadas por profissionais da Sabesp de Tatuí.

“A gente participa, dá apoio e orientação, principalmente em relação à tubulação já existente, para evitar qualquer dano ao patrimônio”.

Branco informa que, em casos como esse, o loteador é o responsável por construir toda a infraestrutura necessária para o empreendimento, seja de água, esgoto e drenagem, de energia elétrica e iluminação.

“É importante lembrar que essa obra na rua Santa Cruz não é pública, nem de execução da Sabesp. Ela é uma intervenção privada, que foi aprovada por nós e que será acompanhada por nossos funcionários”, explica o gerente.

Por fim, Branco frisa que “essas obras vêm sendo desenvolvidas dentro do planejamento e do esperado para um empreendimento desse porte”.

Segundo informações da Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito e guardas estão no local durante o dia todo para orientar os motoristas que ainda não estão sabendo da interdição e, também, para conter eventuais problemas no trânsito.