Caráter é o fator que determina a vitória ou a derrota: o êxito ou o fracasso em todos os empreendimentos da vida. O homem de bom caráter goza a vida agora e sempre. (Swami Sivananda)
O sabor da vitória
Vez ou outra a vida muda o jogo, não necessariamente contra os nossos propósitos, mas lançando novos desafios, como se fossem os últimos testes antes das conquistas.
São vários que desistem por encará-lo como uma muralha intransponível deixando para trás todos os duelos pessoais que nós travamos, muitas vezes elas são parciais.
Nós temos condições e somos capazes de transpor os nossos próprios limites e quando temos essa certeza descobrimos que insignificantes eram essas muralhas, que surgiam e conquistávamos a cada vitória.
Na vida, poucos momentos dão mais prazer do que uma vitória conquistada. Pode ser uma promoção no trabalho, uma vitória do nosso time, um amor correspondido. A verdade é que poucas coisas se comparam com o gosto de uma vitória difícil de alcançar.
É muito bom quando os nossos esforços são reconhecidos, mas é ainda mais importante saber que muitas das lições mais importantes são aprendidas depois de uma derrota.
Só porque você não ganhou é motivo para dizer que não valeu a pena? Nada disso! Perder é uma oportunidade de crescer, de ser melhor, de planejar melhor as próximas batalhas.
Só consegue provar o doce sabor da vitória quem já teve que experimentar o sabor da derrota. Saber ganhar e saber perder são saber viver com dignidade.
Só quem foi até lá, pode dizer o que existe no lugar. Os restantes das pessoas, apenas comentam o que ouviram dizer.
Por isso, não se detenha diante de conselhos de quem ainda não foi, de quem não fez, não viveu e apenas supõem que vai ser difícil.
A vida é uma sequência de experiências que precisamos repetir. Somente a repetição traz a maturidade. Até mesmo com os problemas é assim que aprendemos.
Vencemos uma barreira aqui, pulamos outra ali. E assim vamos seguindo o nosso caminho. É fácil? Claro que não.
Tudo que pede nosso envolvimento é difícil. Pior ainda quando pede mudanças em nosso pensar, agir ou ser. Ai dói mesmo, batemos o pé, dizemos que não e por fim, mudamos
Viva suas experiências da sua maneira. Não se deixe levar por essa ou aquela opinião. Inspire-se em histórias vitoriosas. Ouça quem já chegou lá.
Faça então, a sua estrada, no seu ritmo, do seu jeito. Assim, a vitória terá esse sabor especial de vencer a si mesmo.
Não duvide da sua capacidade, acredite no seu potencial.
A vitória tem esse sabor especial de comida cozida em fogo de lenha lentamente. Saboreie, aprecie e não se esqueça jamais, quem quer vencer não olha para o chão, segue com passos firmes, determinado e olhando para frente.
O sabor da conquista compensa toda dedicação, esforço e riscos assumidos. Compensa momentos de solidão, quando se esperava apoio.
Compensa momentos de incerteza, quando se esperava uma palavra de incentivo. Compensa todo desprezo, quando se esperava um crédito.
O sabor da conquista supera em muito o preço pago. É recompensador e maior do que a expectativa.
Somente saboreia suas delícias quem passa pelo plantio com sorriso nos lábios, com fé no futuro e com a certeza de que cada dificuldade é provisória.
Assim, transforma cada desafio em motivação, desprezo em incentivo e deboches em encorajamentos. Não faça dos outros a escada para atingir os seus objetivos. O sabor da vitória é bem melhor, quando conquistada com os próprios méritos!