O portal de notícias do jornal O Progresso de Tatuí, “O Progresso Digital”, entra em nova fase a partir da segunda semana de maio. O endereço eletrônico www.oprogressodetatui.com.br apresentará diversas novidades, entre as quais, o formato próprio para tablets e celulares.
Quem acessar o portal vai notar mais que diferenças visíveis no “layout” das páginas: terá acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia.
A remodelação – em fase de conclusão – está a cargo da InDigital Sites e Webmarketing. O trabalho começou a ser realizado em junho do ano passado.
“A proposta é, justamente a interação com o usuário, principalmente no que diz respeito à ferramenta de mobilidade”, explicou Antonio de Oliveira Júnior, proprietário da InDigital. Conforme ele, uma das diferenças mais significativas entre o site atual (que deve ser desativado gradativamente) está na mobilidade.
Esta também foi a preocupação do editor de O Progresso, Ivan Camargo, que priorizou, no projeto de mudança da plataforma, a inclusão do chamado sistema “responsivo”, no qual o site se adapta ao tamanho de tela dos dispositivos móveis utilizados pelos leitores virtuais do bissemanário.
“Considerando-se que, atualmente, a internet já é mais acessada por celulares que pelos computadores, a existência de um site próprio para esses aparelhos acaba sendo imprescindível”, observou Camargo.
Também denominada de “mobile friendly” (ou “amigável” a dispositivos móveis), a nova estrutura do portal permite melhor leitura para os usuários. As fotografias e os textos contidos nas notícias serão redimensionadas, automaticamente, para o tamanho de tela dos dispositivos.
Desta forma, quem acessa o bissemanário por tablet ou “smartphone” sentirá mais conforto na leitura. “A estrutura é totalmente diferente da anterior. O portal que será lançado usa, por trás dele, no ‘back-end’, o que há de mais avançado em termos de linguagem de programação”, ressaltou Júnior.
As adaptações incluíram a presença de programações em três diferentes linguagens: PHP (um acrônimo para pré-processador de hipertexto), XML (linguagem de marcação extensiva voltada para criação de documentos hierarquizados) e HTML5 (quinta versão da linguagem de estruturação e apresentação da internet).
“O que é legal é que o portal é expansível e nunca mais vai estar desatualizado. Estará sempre acompanhando as tendências da web”, acrescentou Júnior.
As novas tecnologias entraram em fase de testes há 30 dias. O monitoramento do “comportamento” do portal será contínuo, como também a migração dos conteúdos que já faziam parte do banco de dados mantido na “web”.
Isso significa que todas as notícias, imagens e seções existentes no site atual serão disponibilizadas no novo modelo. As exceções são os classificados (que funcionarão por tempo indefinido até a transposição final das informações) e a área do “paywall” (para assinaturas digitais).
“A integração vai ser gradativa e é uma das etapas mais demoradas”, informou o proprietário da InDigital. A título de exemplo, Júnior contou que a transposição das notícias representou a etapa que mais consumiu tempo.
“A estrutura anterior não possuía recursos de importação e exportação. Então, a migração do conteúdo precisou ser feita manualmente por nossa equipe”, contou.
Uma vez remodelado, O Progresso projeta “usar e abusar” das possibilidades das novas tecnologias. O sistema já está preparado, inclusive, para a postagem de conteúdos multimídias. “Acomodará tanto áudios quanto vídeos”, informou Júnior.
A equipe de jornalismo também terá novas ferramentas, que permitirão mais dinamismo das postagens. O portal poderá ser alimentado em tempo real, pelos repórteres do bissemanário, a partir de dispositivos móveis com acesso à internet.
“O sistema permitirá breves textos com fotos em flagrantes imediatos”, acentuou Junior.
A “estreia” de O Progresso na rede mundial de computadores aconteceu em fevereiro de 2001, quando começou a disponibilizar as principais notícias de suas duas edições semanais, mais as colunas sociais.
Com o passar dos anos, o jornal ampliou o conteúdo do site, inserindo os anúncios classificados de imóveis, veículos, serviços e negócios em geral (com a inclusão de imagens – serviço oferecido gratuitamente para quem faz anúncio no jornal impresso). Agregou, também, demais informações, com as seções “assinaturas”, “arquivo”, “expediente” e “institucional”.
Em 2005, O Progresso promoveu a primeira remodelação do site, com um novo projeto gráfico, novos conteúdos e a enquete virtual, mantida até os dias atuais.
Por sua vez, em 2013, ocorreu outra remodelação do site, que ganhou a possibilidade, entre outras novidades, de anúncios classificados efetivados on-line.
Também houve, então, mudança na política de acessos, permitida até certo número de maneira geral e, a partir de então, somente para assinantes, em todo o conteúdo.
Agora, o jornal apresentará a quarta versão do portal, denominado “O Progresso Digital”, com foco principal nos equipamentos “mobile”.
“É uma evolução natural, que tanto responde às expectativas dos leitores – o público consumidor de notícias de confiança, o mais exigente de todos – quanto garante a sobrevivência do próprio veículo, atento às novas maneiras de se consumir informação”, observa Camargo.
“Claro, a inovação digital não implica em conflito com o impresso. Pelo contrário, soma-se a ele, permitindo a ampliação do público leitor, o qual, afinal, busca notícias nas quais possa confiar, seja em qualquer plataforma”, conclui o jornalista.