‘O Progresso’ entrega cartas convidando a evento cultural

287





A comissão organizadora do Concurso Artístico e Literário de Natal do jornal O Progresso finalizou nesta semana as entregas dos convites de participação às escolas públicas e particulares do município. Endereçadas a diretores e coordenadores pedagógicos, eles representam a primeira etapa do certame que, neste ano, celebra data especial.

Em 2014, são comemorados 20 anos de realização ininterrupta do concurso cultural. Promovido em parceria com o comércio do município, o certame tem como principal objetivo incentivar talentos. Ele é voltado a alunos do ensino fundamental, do 1o ao 9o ano, sendo realizado nas modalidades “desenho” e “redação”.

Também na 20a edição, o concurso volta a ter tema delimitador. Conforme regulamento, apesar de os desenhos e redações já terem o Natal como pano de fundo, neste ano, eles devem ser produzidos partindo da temática “Um Natal em Tatuí”.

O assunto permite às crianças participantes, com idade a partir de seis anos, um norte no momento de decidir sobre qual aspecto incluir em desenho ou em redação. Cada estudante pode participar, se desejar, das duas modalidades.

As inscrições valem para desenho e redação em um dos anos. O concurso elege um vencedor em desenho e outro em redação em quatro grupos de anos do ensino fundamental. Como reconhecimento, concede R$ 2.000 em prêmios.

O dinheiro é dividido entre os vencedores das duas modalidades nos quatro grupos (1o, 2o e 3o ano; 4o e 5o ano; 6o e 7o ano; e 8o e 9o ano), totalizando oito vencedores. O primeiro lugar na modalidade desenho do grupo que engloba o 1o, 2o e 3o ano do ensino fundamental receberá R$ 250. O mesmo valor será entregue para o vencedor em redação do mesmo grupo, e assim por diante.

A premiação tem patrocínio de empresas e profissionais liberais do município. Os valores em dinheiro serão entregues pelos empresários diretamente aos alunos contemplados em datas e locais a serem definidos pela organização.

Para receber a premiação, os alunos devem estar acompanhados de um pai ou responsável. Os vencedores serão contatados por telefone – diretamente pela comissão organizadora ou pelos professores, diretores, ou corpo pedagógico das escolas em que eles estudam – após finalização da escolha pelos jurados.

Além dos prêmios em dinheiro, os vencedores receberão certificados de participação e terão os trabalhos publicados na edição especial de Natal, que circula no dia 24 de dezembro. Também serão reproduzidos trabalhos em desenho e redação que forem contemplados com menções honrosas pelos jurados.