O poder da bondade!

Raul Vallerine

Nenhum ato de bondade, por menor que seja, jamais será um desperdício.  (Ghandi)

Bondade é uma escolha. Uma escolha que todos podemos incorporar imediatamente em nosso cotidiano; os benefícios podem ser realmente surpreendentes.

Você já deve saber que ser gentil pode aumentar significativamente a felicidade e tem o potencial de transformar positivamente nosso bem-estar, satisfação com a vida e até mesmo quanto tempo vivemos.

Embora existam dias importantes ao longo do ano que encorajam o ato de doar, por exemplo, o Dia da Doação, Dia Mundial da Bondade e Dia de Ação de Graças, há muitas pesquisas sugerindo que ser gentil com os outros é algo que todos devemos praticar diariamente.

Ao fazê-lo, colheremos inúmeros benefícios que afetarão não apenas nossas próprias vidas, mas também as vidas de outras pessoas. Aqui está o que a ciência que nos diz, ser gentil nos faz mais felizes. É muito bom doar.

Há pesquisas científicas que provam que quando somos gentis com os outros, somos recompensados ​​com doses de dopamina, o neuroquímico encontrado no cérebro que está ligado ao prazer e à recompensa.

A bondade melhora nossa saúde. O resultado notável da ciência do amor é que a doação protege a saúde em geral duas vezes mais do que a aspirina protege contra doenças cardíacas. Isso por si só é incrível!

Foi descoberto que aqueles que regularmente praticam a bondade relatam pressão arterial mais baixa e a diminuição do estresse, embora seja importante notar que ser gentil não significa que deixamos de ter momentos estressantes.

Pessoas bondosas ​​vivem mais. Vários estudos associaram gentileza e melhor expectativa de vida. A bondade melhora e fortalece as conexões e relacionamentos sociais.

Pessoas bondosas ​​são frequentemente vistas como mais simpáticas e confiáveis e ser gentil também leva você a perceber os outros de maneira mais positiva.

No casamento, a bondade tem sido relatada como o mais importante preditor de satisfação e estabilidade a longo prazo e, portanto, um determinante significativo sobre se um casamento durará a longo prazo.

A bondade é contagiosa que um simples ato de gentileza pode desencadear outro, e que aqueles que testemunham ou recebem um ato de bondade têm maior probabilidade de passá-lo adiante.

Muitas vezes subestimamos o poder de um toque, um sorriso, uma palavra gentil, um ouvido atento, um elogio sincero ou o menor ato de carinho, todos com o potencial de transformar uma vida

A definição de bondade é “a qualidade de ser amigável, generoso e atencioso” e, portanto, um ato de bondade pode ser tão simples quanto fazer um elogio a um estranho, enviar um e-mail encorajador para um colega ou deixar alguém passar na sua frente na fila do caixa.

É fácil agir com bondade e compreensão com respeito àqueles que têm sido gentis e bondosos conosco. Entretanto, o poder da bondade só se manifesta de uma maneira contundente quando é dirigida a quem realmente não a merece.

Agir com crueldade em resposta à crueldade só faz com que a situação se deteriore ainda mais. Com a bondade você tem a chance de se levantar a si mesmo, como também outras pessoas.

Ser bondoso não significa permitir que outros tirem vantagem de você. Pelo contrário, sua bondade pode lhe conferir um poder positivo e inegável, assegurando-lhe que o interesse de todos seja alcançado da melhor maneira possível.

Certamente sempre haverá aqueles que não irão responder positivamente a seu gesto de bondade. Todavia, mesmo assim aja para com eles com bondade e compreensão.

E ainda que eles não se beneficiem com sua atitude, o fato é que você mesmo irá se beneficiar. Se, no entanto, alguém for sensível o suficiente para aceitar e apreciar a sua bondade, muito melhor ainda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui