O leve, habilidoso e competente Guarani, de 1972, foi destaque com ótimos jogadores. Foi o melhor time do interior, no Campeonato Paulista. Comandado pelo treinador Zé Duarte, mostrava a revelação Washington, meia direita de rara categoria. E, assim como Pelé, surgiu em Bauru. E evidentemente surgiram as comparações, e coisa e tal.
A desorganização se fez presente quando o jovem talento foi convocado ao mesmo tempo para a Seleção Olímpica e para a seleção principal. Talvez, coisas eternas na administração do nosso futebol.
Washington foi mesmo defender o Brasil nas Olimpíadas, em Munique, ao lado de outros jovens, como: Abel Braga e Falcão.
Em pé: Wilson Campos, Tobias, Alberto, Amaral, Flamarion e Bezerra. Agachados: Jáder, Washington, Clayton, Alfredo e Mingo.
Interessante lembrar que a maioria destes atletas era oriunda da equipe juvenil do Bugre. E nela jogava também o tatuiano José Eduardo Boneder, o Zé Gaiola, que mesmo sinalizando como um contrato para se profissionalizar no Guarani, preferiu seguir outra carreira profissional.
Recordações e curiosidades do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade