Legítimo campeão mineiro de 1971, o América atropelou os sempre favoritos, Atlético e Cruzeiro.
Jair Bala o artilheiro da competição com 14 gols. Treinador Biju comandou a equipe até o começo do segundo turno, todavia adoentado, deixou o cargo para o auxiliar Henrique Frade (ex-Flamengo e Portuguesa de Desportos), que manteve o “Coelho” ganhando até a conquista.
Nego, Osvaldo Cunha, Pedro Omar, Alemão, Vander e Cláudio Mineiro. Hélio, Dirceu Alves, Jair Bala, Amauri Horta e Hilton Oliveira.
O “Abacate Atômico”, devido ao seu novo uniforme, nas cores verde e preta, fez a alegria de seus torcedores, que esperavam essa conquista desde 1957.
Somente voltaria a um novo título em 1993, esse América que historicamente, conquistou um decacampeonato, entre 1916 a 1925, feito somente igualado no Brasil pelo ABC de Natal, campeão potiguar, entre os anos 1932 a 1941.
Histórias e curiosidades do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade