O Ato de Respeitar!

Raul Vallerine

As pessoas precisam se respeitar mais. Não precisa concordar ou aceitar, mas o respeito é fundamental. (Clarissa Corrêa)

O Ato de Respeitar!

O respeito ao próximo vai além do, por favor, e obrigada, ele está diretamente ligado á educação. Respeitar é importar-se com o próximo, ter apresso e querer bem.

É zelar pela relação que se tem, seja ela qual for. Não precisamos ter parentesco com a pessoa para respeitá-la, basta ter em mente que se trata de um ser humano como nós.

Podemos classificar o respeito como uma ética pessoal. O ditado respeitar para ser respeitado é verdadeiro.

Você já parou para pensar que a forma com a qual trata as outras pessoas se reflete na maneira como elas te tratam?

Assim sendo, se for gentil ou rude com alguém, são grandes as chances de que te tratem igualmente, e é por isso que se diz que é preciso respeitar para ser respeitado.

O respeito ao próximo é um sinal de respeito a si mesmo porque, ao agir dessa maneira, estará se mostrando digno de que ajam contigo assim também.

Mesmo com tantas diferenças em relação à crenças, valores e opiniões, devemos sempre nos lembrar de que somos todos seres humanos e estamos juntos nessa viagem chamada vida.

Quando eu respeito o outro, demonstro que sou digno de ser respeitado e, assim, isso se transforma em uma corrente poderosa de tolerância e harmonia.

Lembre-se sempre que ninguém precisa ter as mesmas ideias que você para ser digno do seu respeito.Um sinal primordial de respeito ao próximo é ouvi-lo, dar atenção ao que ele diz e, então, realmente entendê-lo.

Por isso, quando estiver tendo uma conversa com alguém, evite querer ser o único a falar, dê espaço para o seu interlocutor, assim será possível manter um diálogo civilizado e produtivo para todos.

Quando você faz uma promessa, gera no outro uma expectativa, por isso é fundamental que reflita antes de prometer qualquer coisa, para se certificar de que realmente será capaz de cumprir.

Evite selar compromissos quando estiver sob fortes emoções, porque os excessos prejudicam o julgamento racional, prefira refletir com cautela para não decepcionar os outros e a si mesmo.

Mesmo se você der o seu melhor e se esforçar para ser respeitoso, pode acontecer de falhar, afinal estamos falando de um ser humano que, como qualquer outro, está em processo de evolução e, portanto, sujeito a cometer erros.

Se isso acontecer, evite se martirizar, prefira agir, fazendo algo para consertar o ocorrido e a principal atitude a ser tomada é pedir perdão. Demonstre ao outro o seu arrependimento sincero, caso ele não aceite, pelo menos terá a consciência limpa, pois fez a sua parte e tentou se desculpar.

Ter ao nosso lado pessoas que pensam como eu sou maravilhoso, entretanto, temos muito a aprender com aqueles que possuem ideias diferentes. Por essa razão, evite querer impor suas opiniões aos outros, tenha respeito por eles.

Lembre-se que cada indivíduo tem os seus pensamentos formados de acordo com suas experiências e história de vida, e a trajetória de cada um é única. Então, ao invés de se afastar do diferente, se aproxime e aprenda com ele.

Com tantas diferenças de opiniões, é natural que ocorram divergências e conflitos de interesses, tanto entre familiares, quanto amigos, vizinhos, colegas de trabalho e a sociedade de uma forma geral.

Nesse caso, o melhor a fazer é sempre seguir pelo caminho do diálogo, para que seja possível debater ideias e, então, chegar a um consenso. Fuja de discussões vazias baseadas em ataques, pois elas não levarão ninguém à parte alguma.

Independente de qual seja a sua idade, profissão, opinião sobre temas diversos, classe social ou qualquer outra coisa, lembre-se sempre que o respeito é primordial, é à base de qualquer relação.