O amor e as leis

Aqui, Ali, Acolá

José Ortiz de Camargo Neto

Frase do dia: O amor elimina todas as leis

O amor elimina todas as leis, porque onde todos agem por amor não há crimes, maldades, roubos etc. De modo que se há tão grande número de maldades, é porque nossa sociedade está carente de amor (porque se opõe a ele).

Este deveria ser ensinado desde a mais tenra idade e cultivado ao longo de toda a vida, para frutificar, porque amor significa ação no Bem, na Verdade e na Beleza, e o amor sem obras é estagnado.

Deus nos criou assim, bons, belos e verdadeiros por natureza, e assim somos: espíritos invisíveis e corpos materiais, numa só unidade. De modo que queremos o Céu e vivemos na Terra.

Somos espíritos como os anjos, e corpos humanos, mergulhados no Eterno e no Infinito e, ao mesmo tempo, vivendo no tempo e no espaço, neste planeta inserido no Cosmo.

Somos assim, o elo de ligação entre o mundo transcendente e o mundo material. Muito mais que animais racionais, como disse Aristóteles, somos seres criados à imagem e semelhança de Deus, e só agindo conforme somos nessa essência, poderemos ser saudáveis e felizes.

Temos na mente toda a ciência infusa, embora não aceitemos acessá-la. Então tateamos em experimentos inúteis.

Um simples passarinho tem dentro dele o programa de fazer com perfeição um ninho; um inseto como a aranha tece uma teia perfeita, e outro, como a abelha, constrói colmeias para morar.

Que ciência não temos nós em nosso interior?!? Que maravilhas não poderíamos fazer se formos ligados a Deus sem resistência, como os animais são?

Os arquitetos fariam prodígios de beleza, os paisagistas, jardins que lembrariam o do Éden, os administradores do país, ligados a Deus, trariam fartura a todo o povo – e que música, eu pinturas e esculturas, que romances e poesias não sairiam das almas iluminadas pelo Criador? Em todos os lugares e obras sentiríamos a presença do Deus Vivo. E em todos os rostos contemplaríamos a paz e a alegria de viver.

Guiados por uma só lei: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo, pois isto “resume toda a lei e os profetas” (Jesus Cristo).

Até logo.

* Jornalista e escritor tatuiano