Da reportagem
A partir da próxima semana, cerca de 6.600 moradores dos bairros Jardins de Tatuí, Jardim Aeroporto e áreas rurais próximas passarão a ter uma nova opção de atendimento na área de saúde.
A prefeitura anunciou nesta semana, por meio da Secretaria de Saúde, que irá inaugurar, às 10h de terça-feira, 13, a unidade EFS (Estratégia Saúde da Família) “Adriana Mesquita Tibellio Mota”.
Fruto de convênio entre a prefeitura e o Ministério da Saúde, a ESF funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, na rua João Ferraz Fiuza, sem número. O Executivo investiu, com recursos federais, R$ 310.858,16 para a construção do prédio, que tem 235,58 metros quatros de área construída.
Conforme a prefeitura, a obra foi retomada em fevereiro deste ano, após nova licitação. Ela estava paralisada devido a problemas com a empresa contratada, que não cumpriu o organograma de serviços.
A secretaria da Saúde, enfermeira Tirza Luiza de Melo Meira Martins, afirmou que a unidade ajudará a melhorar o atendimento da população daquela região como uma unidade de saúde mais próxima.
“Os moradores do bairro eram atendidos pelas unidades do Jardim Gonzaga ou vila Angélica. Agora, a região ganha mais uma unidade de saúde e vai estar ali, mais próxima da população do Jardins de Tatuí”, completou Tirza.
Segundo ela, a unidade oferecerá diversos atendimentos multiprofissionais, com um trabalho voltado à saúde da família “como um todo”, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o funcionamento das ESFs.
“Vai ter enfermeiro, médico da saúde da família, dentistas, vacinação, farmácia para a entrega de medicamentos, agentes comunitários de saúde e toda uma equipe de profissionais à disposição da população”, disse Tirza.
Além disso, os moradores poderão contar com atendimento por enfermeira nos Programas da Criança, da Mulher, do Adulto, Hiperdia, grupos educativos e outros, além de acompanhamento e orientações para os moradores, feitos pela equipe de agentes comunitários de saúde.
“A unidade inclui todos os atendimentos, desde a puericultura (atenção integral ao desenvolvimento das crianças) até a saúde das gestantes, dos hipertensos e diabéticos, com todo um trabalho focado na prevenção, além do tratamento dos pacientes”, declarou a enfermeira.
Conforme Tirza, a estrutura da unidade ainda conta com mais de dez salas, incluindo: farmácia, pré-consulta, curativos, dois consultórios ginecológicos, dois consultórios clínicos, recepção, copa, esterilização, odontologia e outras.
“Acredito que este é um grande ganho para a população. Ali, trabalharão mais profissionais de saúde e, além disso, estamos melhorando o atendimento naquele bairro”, concluiu a secretária.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade do Jardim Gonzaga permanecerá em “pleno atendimento” e que a nova ESF do Jardins de Tatuí está interligada no sistema de monitoramento de segurança da prefeitura, com a supervisão da Guarda Civil Municipal.