Novas imagens mostram momento que homem atentou contra pastor

1295
Publicidade

Novas imagens obtidas pela reportagem de O Progresso mostram o momento que um homem de 26 anos atentou contra a vida de um pastor da Igreja O Brasil para Cristo. O caso ocorreu na noite de domingo, 5, durante culto na sede da unidade, na rua Coronel Bento Pires, 784, no centro.

“Eu não esperava, e aconteceu num momento bem propício para o rapaz que tentou”, declarou Gétero Augusto de Campos. O pastor conta que o acusado aproveitou o intervalo de tempo no qual os diáconos estavam preparando a “santa ceia” para subir ao altar, puxar uma faca e fazer as investidas.

Campos relatou que estava totalmente concentrado na leitura de um texto da Bíblia e não notara a aproximação do jovem, cujo nome não foi divulgado. “Se fosse algo premeditado por alguém, a hora certa seria aquela”, observou.

De acordo com o pastor, o jovem portava uma faca escondida na cintura. Ele também afirma que ficou bastante impressionado ao ver o jovem. “Não prestei atenção aos detalhes, mas tenho as imagens em quatro ângulos”, contou.

Os vídeos foram entregues para investigadores, sendo que um deles está disponível na internet e é resultado da transmissão ao vivo do culto religioso. A filmagem feita no domingo pode ser vista no perfil da IOBPC, no Facebook. Ela mostra um dos pastores da igreja fazendo leitura de um dos textos bíblicos.

Publicidade

A fala do religioso dura, aproximadamente, três minutos. Em seguida, os fieis acompanham cânticos. O vídeo segue com momentos de oferta, louvor e com pronunciamento de mais três sacerdotes. Campos é o quarto a ministrar a palavra.

No instante em que ele lia um trecho, um homem sobe as escadas que dá acesso ao púlpito, vestindo camiseta preta e calças jeans. O homem caminha em direção ao pastor e puxa uma faca, que estava escondida na cintura.

Assim que percebem a intenção do suspeito, alguns dos fieis correm para socorrer Campos. Eles conseguem conter o jovem, que chegou a investir contra o pastor. A imagem que estava sendo transmitida ao vivo congela no momento em que o homem faz menção de dar a facada. Não é possível ver o golpe.

Em entrevista, o pastor conta que não chegou a se ferir, apesar de ter segurado a faca. Na sequência, Campos tira a arma da mão do homem. “Inclusive, veio a folha na minha mão e o cabo ficou na mão dele. Peguei na hora, instintivamente, e não me cortei porque a folha saiu”, acrescentou.

Mesmo abalado, o pastor deu sequência ao culto. Ele ainda tentou acalmar os fieis, dizendo que o “inimigo ruge como um leão”. Campos também pediu calma aos fieis, que seguraram o jovem até a chegada da Polícia Militar e dizia, no momento em que houve o ataque, que o “sangue de Jesus tem poder”.

O homem foi levado ao plantão da Polícia Civil, onde houve registro de um TCO (termo circunstanciado de ocorrência). Mais tarde, foi liberado.

“Fizemos isso (registrar a ocorrência) não para manter a nossa integridade física, mas para manter a dele e para que ele não cometa mais esse tipo de ato”, explicou o pastor.

Conforme o religioso, o jovem mora perto de uma escola e tem transtornos mentais, podendo apresentar riscos para crianças e a quem passa pela região. Campos mencionou que o acusado é “bem fechado e pessoa de poucas palavras”.

“Toda a família é bastante simples, humilde. Então, fizemos isso (o registro do termo no plantão da Polícia Civil) para que ele passe por tratamento”, acrescentou.

O suspeito não é membro e nem frequentador assíduo da igreja. De acordo com o pastor, ele aparece esporadicamente no templo, uma vez que mora perto da sede. “A casa dele fica na rua de baixo, faz fundo com a igreja”, revelou.

Campos disse, também, que resolvera divulgar os vídeos por meio de redes sociais para evitar mal-entendidos. Ele relatou que encaminhara os materiais para grupos de amigos e pedira para que eles mesmos divulgassem. “Quis expor para que o povo visualizasse e não tivesse versões distorcidas”, justificou.

O segundo material foi captado do fundo da igreja. A filmagem, feita por uma das pessoas que acompanhavam o culto, mostra o agressor passando por entre o público e caminhando rapidamente em direção ao lado esquerdo do altar. Ele segue por um corredor, pega a direção do acesso e sobe, arrancando a faca.

Algumas das pessoas que estavam sentadas nos bancos levantam-se para ver melhor o que estava ocorrendo. Nesse momento, houve uma mobilização por parte dos fieis. Alguns deles correm em direção ao altar e outros clamam.

O vídeo que a reportagem teve acesso pode ser visto no seguinte endereço: https://goo.gl/EWzcCc.

Publicidade