Nova edição do programa Escola de Inovadores tem inscrições abertas

Estudantes podem apresentar projetos de startups até 10 de setembro

Aulas virtuais são apresentadas por agentes do Inova (foto: Divulgação)
Da reportagem

O Centro Paula Souza está com inscrições abertas para a 13ª edição da Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito, organizado pela Inova CPS, que tem como objetivo “ensinar pessoas a transformar ideias inovadoras em startups”.

Para participar, o candidato deve apresentar uma proposta de empreendedorismo, que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 10 de setembro, no site https://inova.cps.sp.gov.br/escola-de-inovadores/.

A agente de inovação da região de Sorocaba, professora Rosana Bertila Giacomazzi, conta que, neste segundo semestre, em Tatuí, a Escola de Inovadores será para alunos da Fatec “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” e da Etec “Sales Gomes”.

Esta é a quarta vez que o município recebe o programa. “A Fatec está na quarta edição. Mais de 200 participantes tiveram informações e conhecimentos de como inovar a ideia de negócio ou mesmo o próprio negócio”, destaca a professora, informando que, na Etec, esta será a segunda edição.

Serão selecionadas 20 propostas por unidade, com até três integrantes cada uma. A lista de aprovados será divulgada no dia 15 de setembro. As capacitações têm término previsto para 11 de dezembro.

Conforme a agente, as atividades da Escola de Inovadores serão realizadas por meio de uma plataforma de aprendizagem virtual. O curso online tem duração de 40 horas, distribuídas em dez aulas semanais, em formato de “webinar”, ministradas por professores do CPS.

Entre os temas abordados, estão: gestão empresarial básica, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas.

O participante também conta com mentoria para construir o plano de negócios “com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional”.

A cada semana será abordado um tema: “Desafios do Empreendedor”, “Marketing e Comunicação para Empreendedores”, “Tecnologia Aplicada aos Negócios”, “Abertura e Manutenção de Empresas”, “Laboratório de Ideias”, “Proposta de Valor”, “Ferramentas para Chegar ao Cliente”, “Da Ideia ao Mercado (modelagem do negócio)”, “Prototipagem (produtos e serviços)” e “Como Falar com Cliente e o Investidor”.

“A metodologia do programa está fundamentada no ‘aprender fazendo’, ou seja, na modelagem do negócio onde o participante recebe orientações práticas de empreendedorismo e inovação, em um ambiente criativo, digital, propício para a capacitação e desenvolvimento de seus negócios de forma sustentável”, explica Simoni Maria Gheno, gestora da Inova CPS.

Ao final, os projetos de startups serão apresentados a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios.