Mais
    Início Cidades Nova edição do programa Escola de Inovadores tem inscrições abertas

    Nova edição do programa Escola de Inovadores tem inscrições abertas

    Estudantes podem apresentar projetos de startups até 10 de setembro

    Aulas virtuais são apresentadas por agentes do Inova (foto: Divulgação)
    Da reportagem

    O Centro Paula Souza está com inscrições abertas para a 13ª edição da Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito, organizado pela Inova CPS, que tem como objetivo “ensinar pessoas a transformar ideias inovadoras em startups”.

    Para participar, o candidato deve apresentar uma proposta de empreendedorismo, que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 10 de setembro, no site https://inova.cps.sp.gov.br/escola-de-inovadores/.

    A agente de inovação da região de Sorocaba, professora Rosana Bertila Giacomazzi, conta que, neste segundo semestre, em Tatuí, a Escola de Inovadores será para alunos da Fatec “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” e da Etec “Sales Gomes”.

    Esta é a quarta vez que o município recebe o programa. “A Fatec está na quarta edição. Mais de 200 participantes tiveram informações e conhecimentos de como inovar a ideia de negócio ou mesmo o próprio negócio”, destaca a professora, informando que, na Etec, esta será a segunda edição.

    Serão selecionadas 20 propostas por unidade, com até três integrantes cada uma. A lista de aprovados será divulgada no dia 15 de setembro. As capacitações têm término previsto para 11 de dezembro.

    Conforme a agente, as atividades da Escola de Inovadores serão realizadas por meio de uma plataforma de aprendizagem virtual. O curso online tem duração de 40 horas, distribuídas em dez aulas semanais, em formato de “webinar”, ministradas por professores do CPS.

    Entre os temas abordados, estão: gestão empresarial básica, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas.

    O participante também conta com mentoria para construir o plano de negócios “com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional”.

    A cada semana será abordado um tema: “Desafios do Empreendedor”, “Marketing e Comunicação para Empreendedores”, “Tecnologia Aplicada aos Negócios”, “Abertura e Manutenção de Empresas”, “Laboratório de Ideias”, “Proposta de Valor”, “Ferramentas para Chegar ao Cliente”, “Da Ideia ao Mercado (modelagem do negócio)”, “Prototipagem (produtos e serviços)” e “Como Falar com Cliente e o Investidor”.

    “A metodologia do programa está fundamentada no ‘aprender fazendo’, ou seja, na modelagem do negócio onde o participante recebe orientações práticas de empreendedorismo e inovação, em um ambiente criativo, digital, propício para a capacitação e desenvolvimento de seus negócios de forma sustentável”, explica Simoni Maria Gheno, gestora da Inova CPS.

    Ao final, os projetos de startups serão apresentados a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios.