Notas sociais (parte 2)

Com o tema ‘Tatuí Capital de Todas as Músicas’, o desfile comemorativo aos 187 anos de Tatuí, teve seu início exatamente às 9 horas e encerrou na hora prevista pela organização, desfilando mais de seis mil pessoas. A música foi a tônica do desfile, clássica, sacra, samba, seresta, bossa, infantil, raiz, rock, fanfarras, bandas, provando que Tatuí é a capital de todas as músicas. Os temas foram escolhidos e cada escola pesquisou, criou e desfilou apresentando as idéias dos professores e dos alunos. Parabéns! Agradeço a participação de todos que colaboraram para que o desfile fosse um sucesso. Obrigado.

 

(fotos abaixo)

 

+++++++++++++++++++++

 

Com um set list que inclui sucessos do pop, rock, sertanejo e músicas dos anos 60, 70 , 80, entre outros estilos, a Banda FS encerrou no domingo os shows comemorativos ao aniversário da cidade. Para quem não sabe a Banda FS, é o novo projeto de FS Produções Artísticas, escritório que agencia a carreira de Fernando e Sorocaba. Durante o show nos painéis de LED, mensagens de Fernando e Sorocaba e seus agenciados como Thiago, Marcos e Belutti.

 

(fotos abaixo)

 

+++++++++++++++++++++

 

O evento de skate no domingo, após o desfile na rua 11 de agosto, foi um tremendo sucesso. O evento foi coordenado pelo skatista e grafiteiro Bart.

 

(fotos abaixo)

 

+++++++++++++++++++++

 

PRAÇA VIV@ – VIVA A PRAÇA

 

 

 

A emoção ficou estampada no rosto de todos presentes no momento em que as esculturas dos seresteiros foram descobertas, no sábado, na inauguração do monumento ao seresteiro na Praça do Museu. Um a um, o prefeito Manu e a primeira dama, comandavam sempre acompanhando um representante da família.

 

 

 

 

 

 

 

Fragmentos dos textos lidos no evento: Paulo Ribeiro – Dá gosto, dá gosto de vê-lo/ Versátil, firme, fluente/prendendo completamente/ a atenção nos festivais./ Para os jovens é modelo/essa notável figura,/ irradiando cultura/ idoso e moço demais./Idoso no bom sentido/Quem está sempre a sorrir/não deixa a idade inserir/no rosto , as marcas. Daí é que o tempo já vivido/não limitou-lhe a cadência/tendo na mesma evidência/das noites de Tatuí./ Sim, porque falo de Paulo Ribeiro/seja no verso ou na prosa/tem um “ quê “ de Rui Barbosa/pelo seu desembaraço./ É portanto ao seresteiro/ ao poeta , ao orador/ e brilhante professor,/ que nestas rimas abraço. Osmil Martins – Era músico. Voz e o violão. Era a tradução do amor. Raul Martins – Foi músico da orquestra Tro-lo-ló , ao mesmo tempo que trabalhava como vendedor de tecidos nas “Casas Pernambucanas”. Apresentou-se, por diversas vezes na TV Cultura , tendo atuado também como compositor com a música “Charleston” , que foi apresentada nos Estados Unidos com o titulo de “Luciano” em homenagem a seu filho especial. Joãozinho do Irineu – De personalidade marcante e riso presente , Joãozinho era alegre, até engraçado, mas rígido. E como ele dizia: “Não gostava de engolir nada enrolado”. Zé Fiuza – A música , corria nas veias e povoava os sonhos. A música era viva em sua casa…A música movia sua vida. Ditinho Rolim – “Quem sou eu/ Pra ter direitos exclusivos/Sobre ela/ Se eu não posso sustentar/ Os sonhos dela/ Se nada tenho/ E cada um vale o que tem/ Quem sou eu”, sua voz calou-se em 05 de Maio de 2003 , a voz do seresteiro que amava a vida , e cantava o amor e a saudade. Saudade esta que se fez presente e nos acompanha,e acompanhará para sempre. Noel Rudi – Um seresteiro de alma, e coração. Poeta, compositor, e pedreiro. Dizia ainda que sua profissão era a seresta… e que nas horas vagas era pedreiro. Sempre de alma leve, lamentava apenas a descontinuidade da seresta , e dos seresteiros. E arrematava : “Quando houver tristeza, chame o Velho Noel, que ele acaba com ela”

 

 

 

 

 

 

 

A manhã estava linda, sol radiante e vento fazia chuva de folhas que estampavam a cobertura branca da praça. José Rubens cantou com seu grupo de seresteiros. Maria Inês se recuperando e seu grupo ‘Seresteiro com Ternura’ também homenagearam os seresteiros.

 

 

 

 

 

 

 

A praça virou uma festa, uma festa atemporal. Estátuas vivas, atores com figurinos de época, pipoqueiro, sorveteiro, realejo, fotógrafo antigo. Quadros dos nossos artistas com estampas de Tatuí. Fotografia de vários fotógrafos com cenas da cidade. Literatura, oficina e desenhos, música, muita música até a seis da tarde.

 

(fotos abaixo)

 

+++++++++++++++++++++

 

PORTA RETRATO

 

Ataliba e Cecília Balieiro, no casamento de Maria Helena e Alexandre Macedo, em Sorocaba em 2010

 

(fotos abaixo)

 

+++++++++++++++++++++