Nos pênaltis, Santa Rita conquista o Campeonato do São Martinho





Sexta-feira, 18, o 20º Campeonato de Verão do São Martinho conheceu o mais novo campeão. Em partida muito equilibrada, assistida por cerca de 1.300 torcedores e com muitas chances criadas pelas duas equipes, o Vitória Santa Rita venceu a Lanchonete do Gordo e ficou com a taça.

O jogo, que estava previsto para às 19h, começou por voltas das 19h45. As torcidas dos dois times compareceram em peso, o que deu clima ainda mais decisivo ao jogo. O time da Lanchonete do Gordo começou a partida criando mais oportunidades e, na metade do primeiro tempo, abriu o placar.

Já na segunda etapa, muito empurrado pela torcida, o Santa Rita conseguiu reagir. Demorou, mas o time igualou o marcador faltando apenas um minuto para o apito final e levou a decisão para as cobranças de pênaltis, nas quais derrotou a Lanchonete do Gordo por 3 a 2 e se sagrou o novo campeão do Campeonato de Verão do São Martinho.

O técnico do Santa Rita, Élsio Suares de Almeida Júnior, garante que, mesmo quando o jogo já se aproximava do fim, ele e o time não deixaram de acreditar “nem por um segundo”.

“A gente conseguiu levar para os pênaltis no último minuto, mas, mesmo assim, nós nunca deixamos de acreditar que poderíamos conquistar o título”, comentou.

Ele também lembra que essa foi a primeira vez em que o Vitória Santa Rita participou da competição. “Nós pensávamos no título, mas tínhamos certo receio. Na verdade, nossa meta era conseguir um bom desempenho. Então, sair com o título foi muito acima do que a gente imaginava”, contou.

As duas equipes haviam se enfrentado havia exatamente uma semana, no dia 11. Assim como na final decisiva, o jogo também terminara empatado em 1 a 1, só que, dessa vez, a Lanchonete do Gordo venceu por 3 a 2 nas penalidades e ganhou o direito de disputar mais um jogo com o Santa Rita, que seria campeão já naquele dia, caso vencesse.

Além do título de campeão, o jogador Belinho, do Santa Rita, ganhou o troféu de artilheiro do campeonato, marcando cinco gols. Já o prêmio de melhor goleiro ficou com Charles, também do Santa Rita. Apesar de ter perdido o principal título, a Lanchonete do Gordo ficou com o troféu de melhor torcida.

Além da premiação com troféu e medalhas para os três times melhores colocados, a organização do campeonato ofereceu prêmios em dinheiro às equipes vencedoras. O campeão, no caso o Santa Rita, recebeu RS 1.500 pelo título, enquanto a Lanchonete do Gordo recebeu R$ 800 pelo vice-campeonato.

Carlos Eduardo de Campos, conhecido como “China”, é presidente do Esporte Clube São Martinho desde maio de 2015 e fala sobre os desafios para organizar um campeonato amador.

“As dificuldades existem a cada jogo, na verdade, ainda mais porque esse é o primeiro campeonato que estou organizando à frente da diretoria. Mas, a gente vai se adequando e conversando com todo mundo para fazer tudo certo”, explicou.

Sobre o nível técnico do 20º Campeonato de Verão do São Martinho, o presidente do clube se diz orgulhoso do patamar atingido neste ano. “O nível técnico está excelente. Tanto dos jogadores daqui de Tatuí quanto dos jogadores da região que vêm jogar para as equipes da cidade”.

Em relação às torcidas, ele comemora o fato de não ter existido nenhum incidente entre elas durante toda a competição. “A torcida aqui é um caso à parte, eles vêm e fazem a festa deles. E não é só nessa edição não, eles sempre estão dando show. È por isso que, neste ano, nós resolvemos premiar a melhor torcida”, comentou.

China também falou sobre a questão disciplinar do campeonato, principalmente quanto ao caso de exclusão do time H.S Boqueirão, que se deu por conta de um caso de agressão de um jogador da equipe ao juiz da partida. “Teve uma confusão, mas está tudo dentro do regulamento, e o que vale para um vale para outro”, afirmou.

O árbitro da Federação Paulista de Futebol e da Liga de Itapetininga Gilmar Pedroso de Rocha apitou a final da competição e disse que, apesar do ocorrido, esta edição teve um bom nível disciplinar. “Teve um caso atípico nessa edição, com alguns colegas que vieram apitar, mas, no total, o nível disciplinar foi muito bom, sim”, analisou.

Rocha é árbitro da FPF desde 2001 e já apitou jogos da Copa São Paulo e da séries A2 e A3 do Campeonato Paulista. Ele acha muito importante a realização de campeonatos de verão, como o do São Martinho.

“Principalmente, nesse fim de ano, onde está todo mundo parado. O campeonato é bom porque movimenta todo mundo, os jogadores, os árbitros”, comentou.

O 20º Campeonato de Verão do São Martinho começou no dia 19 de outubro, com 16 times. A competição foi disputada no formato de dupla eliminatória, pelo qual todas as equipes jogavam entre si e as que perdem duas vezes são eliminadas. Todos os jogos foram disputados no estádio “J.R. do Amaral Lincoln”, às 19h. O ingresso para a partida custava R$ 2, valor não cobrado para crianças com menos de dez anos.