‘Noite da Seresta com Ternura’ vai retomar as atividades nesta sexta

A partir das 19h, evento fará homenagem ao Dia Nacional da Seresta

Grupo “Seresteiros com Ternura” homenageará Dia Nacional da Seresta (foto: AI Prefeitura)
Da redação

O projeto “Noite da Seresta com Ternura”, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí, retoma as atividades nesta sexta-feira, 24, às 19h.

Com apresentação do grupo Seresteiros com Ternura, coordenado por Maria Inês Camargo, a noite no museu será uma homenagem ao Dia Nacional da Seresta (comemorado em 12 de setembro), “resgatando a tradição da música e da poesia que caracteriza a cidade”.

O Dia Nacional da Seresta está amplamente ligado com a data do aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, tendo o gênero musical surgido no Rio de Janeiro no século 20, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata.

“A seresta jamais representou uma atividade isolada no contexto musical do país. O estilo escolhido para uma atividade de seresta pode ficar a critério ou ao gosto dos apreciadores, o que predomina é a linha melódica romântica, suave e envolvente”, divulgou a assessoria de comunicação da prefeitura.

“Na seresta, vários ritmos podem entrecruzar-se, mas com arranjos devidamente adaptados, prestam-se perfeitamente a uma adorável serenata”, segue a assessoria.

Em virtude da pandemia de Covid-19, a apresentação de retomada da “Noite da Seresta com Ternura” terá capacidade de público reduzida.

Assim, os interessados devem reservar lugares na quinta-feira ou sexta-feira, 23 e 24, das 14h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, ou pelo telefone (15) 3251-4969.

O Grupo Seresteiros com Ternura foi um dos contemplados pelo edital de cultura 02/2020, recebendo recursos da lei federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc, a LAB)), por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020.

Sobre o grupo

Criado em meados do ano 2000, o grupo se apresentou publicamente pela primeira vez no início de 2002, debaixo de uma árvore – conhecida pelo nome “Chorão” – que ficava nos jardins do Conservatório de Tatuí. Desde então, está inserido nas atividades culturais de Tatuí, mas também apresentando-se em festas de cidades da região.

Desde 2007, o Grupo Seresteiros com Ternura representa Tatuí no Festival Revelando São Paulo. Com foco na difusão da seresta, o grupo desenvolve, desde 2018, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o projeto “Noite da Seresta com Ternura”, realizado mensalmente, fomentando a cultura e homenageando ilustres cidadãos tatuianos.

Os integrantes da atual formação do Grupo Seresteiros com Ternura são: Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguar (cavaquinho), Carlos Mendes (timba) e Maria Inês Camargo (voz e afoxé).