Ní­vel do rio Sorocaba cai para 4,15 metros, informa Defesa Civil





O nível do rio Sorocaba baixou para 4,15 metros na sexta-feira, 8. A informação é da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Depois de registrar 5,9 metros na segunda-feira, 4, o rio subiu para 6,1 metros na terça-feira, 5. A partir de quarta-feira, o nível começou a baixar, chegando a 5,8 metros.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Batista Alves Floriano, apesar de ter regredido nos últimos dias, as águas continuam alagando o interior de alguns imóveis.

“A situação está bem melhor do que no começo da semana. A rua Maria Conceição Martins, por exemplo, que dá acesso à usina hidrelétrica de Santa Adélia, já está totalmente livre”, afirmou, na sexta.

As chuvas dos últimos dias na região da bacia hidrográfica do rio Sorocaba fizeram com que a usina hidrelétrica de Santa Adélia, no distrito de Americana, abrisse quatro comportas para dar vazão à água.

O rio Sorocaba corta os municípios de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Cerquilho, Jumirim, Laranjal Paulista e Tatuí, antes de desaguar do rio Tietê.

A cheia começou a afetar as residências do distrito no domingo, 3. Os quintais das casas ficaram alagados e muitos proprietários retiraram os pertences para evitar que estragassem com a água.

Além do distrito Americana, a região do bairro Cachoeirinha, no município de Boituva, que fica antes da hidrelétrica, também foi afetado com a enchente.