Divulgação
Pianista Ney Fialkow fará lançamento junto a Marcos Machado na quinta-feira
O pianista Ney Fialkow e o contrabaixista Marcos Machado fazem, nesta quinta-feira, 11, lançamento do CD “Metamorfora” no teatro “Procópio Ferreira”. A apresentação terá entrada franca a partir das 20h30, à rua São Bento, 415.
O álbum é fruto da parceria entre o virtuoso do contrabaixo Marcos Machado, natural de Bagé, radicado nos Estados Unidos, onde leciona na University of Southern Mississippi, e o pianista Ney Fialkow, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O recital que será realizado em Tatuí é parte de uma extensa turnê de lançamento por dezenas de cidades do Brasil e do exterior.
“Metamorfora”, título do disco, obra composta pelo finlandês Aulis Sallinen, integra seleção de composições de Boccherini, Beethoven, Henrique Oswald e Frank Proto. O CD, gravado e produzido no Michigan (Estados Unidos) pelo selo americano “Blue Griffin”, figura entre importantes trabalhos de música de câmara de diversos instrumentistas de renome internacional. “Marcos trará seu contrabaixo Tecchler (o “Stradivarius” dos contrabaixos) especialmente para a turnê”, destaca Fialkow.
Machado desenvolve carreira internacional atuando como solista, professor e músico de câmara. Reside nos Estados Unidos há 19 anos, onde é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi desde 2005.
É primeiro contrabaixo da Meridian Symphony e Gulf Coast Symphony e membro do USM Jazz Quartet. Fundador do Southern Miss Bass Symposium, em sua sexta edição nos Estados Unidos.
Machado aperfeiçoou-se em Paris com François Rabbath, considerado o mais importante contrabaixista da atualidade. Ele é o único sul-americano que recebeu os diplomas de performance e professor pelo Rabbath International Institute.
Sua formação em contrabaixo teve início com Milton R. Masciadri (1931-2009) na Escola da OSPA, continuando os estudos nos Estados Unidos na UGA com doutor Masciadri.
O músico é doutor em música (DMA) pela University of Illinois em Urbana-Champaign com o professor Michael Cameron. O virtuosismo dele tem atraído a atenção de muitos músicos, em especial do compositor americano Frank Proto que o descreveu como “brilhante”.
Performances recentes incluem a estreia mundial da “Sonata para contrabaixo” de Frank Proto na Convenção Bienal da International Society of Bassists (ISB).
Frente à Orquestra Eleazar de Carvalho, fez a estreia mundial do concerto para contrabaixo do compositor Arthur Barbosa. Em 2014, Machado foi artista em residência do Conservatório Nacional de Música em Lima, Peru. Já realizou diversas turnês pela Itália, França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Uruguai, Argentina e Peru.
Apresentou-se em inúmeros eventos, como o Montreux Jazz Festival (Suíça), Vienne Jazz Festival (França), Victoria Bach Festival-Texas, Bonneville Chamber Music Festival-Utah, Premier Music Festival-Mississippi, FestivalSouth, Northern Lights Music Festival-Minessota, Spoleto Festival-South Carolina, Oficina de Música de Curitiba e FEMUSA-MG.
O músico é considerado “versátil e confortável” em vários idiomas. Tem trabalhado com respeitados compositores. Entre eles, Frank Proto, Lewis Nielson, Tarik O’Regan, Rudolf Haken, Craig Hella Johnson, George Crumb, Charles Wuorinen e Tristan Murail.
Contrabaixista convidado do grupo de Câmara Conspirare sob a regência de Craig Hella Johnson, nomeado cinco vezes ao Grammy. Com esse grupo gravou obras do compositor inglês Tarik O’Regan no famoso Music Hall do Troy Savings Bank, em Nova Iorque, com o prestigioso selo Harmonia Mundi.
O CD “Threshold of Night” foi lançado em 2008 e indicado a dois prêmios Grammy. O CD “Conspirare in Concert”, gravado ao vivo no Long Center for Performing Arts em Austin, Texas, foi nomeado ao Grammy Best Classical Crossover Album.
Em 2014, Machado recebeu aprovação do sabático da University of Southern Mississippi, e dedicou seu tempo para finalizar o livro de técnica de contrabaixo e gravar um CD com o pianista Ney Fialkow. Ambos projetos serão lançados em 2015.
Fialkow é premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo. Ganhou os primeiros prêmios em diversos concursos nacionais e no exterior, e é, atualmente, um dos destacados músicos do cenário nacional.
Tem conciliado a carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.
Suas aparições como solista e camerista têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses têm sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países. Com apoio do governo brasileiro, realizou formação em pós-graduação nos Estados Unidos, obtendo o título de doutor em música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, em Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein, obtendo o prêmio Francis Turner por destaque em performance.
Realizou com distinção o mestrado em música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander. Em parceria com o aclamado violinista Carmelo de los Santos, lançou o CD “Sonatas Brasileiras” gravado ao vivo, tendo sido acolhido pelo público e crítica especializada como “um dos melhores registros que o Brasil produziu de sua música de câmera”. O trabalho recebeu o prêmio de “melhor CD erudito” do Prêmio Açorianos 2009.
Em 2006, realizou concerto com o Trio Porto Alegre (Cármelo de los Santos e Hugo Pilger) no projeto “Copa da Cultura”, promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil em Berlim, na Alemanha. Apresentou repertório dedicado à música de câmera brasileira.
Em 2008, ao lado de Maria Alice Brandão, executou a obra integral de Beethoven para violoncelo e piano na Capela Santa Maria em Curitiba. Em 2010, participou como solista da estreia da obra “Mahavidyas”, de Vagner Cunha, e do CD da versão integral da obra lançado em 2010, obtendo o Prêmio Açorianos junto com a pianista Cristina Capparelli como melhores intérpretes.
Nesse mesmo ano, a agenda incluiu apresentações no Festival de Musica de Ushuaia, concertos com a contralto Kismara Pessatti, um recital solo em Buenos Aires, e concertos na temporada oficial do Teatro Paulinia de SP, além do concerto de abertura do festival Villa-Lobos, realizado no Rio de Janeiro.
Em 2011, realizou concerto na Sala São Paulo com o violinista Moisés Bonella. Em 2014, foi pianista convidado da III Semana Internacional de Música de Câmera do Rio de Janeiro, tendo também realizado turnê e gravação de CD com o aclamado contrabaixista Marcos Machado por diversas cidades norte-americanas.
Fialkow tem colaborado com importantes musicistas brasileiros e do exterior e atuado como solista de orquestras do Brasil, sob a batuta de Camargo Guarnieri, Isaac Karabichevsky, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, e outros.
Suas gravações incluem também o “Diálogo para Piano” e “Orquestra de Bruno Kiefer”, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, além de obras de Armando Albuquerque, Edino Krieger, Camargo Guarnieri, Flávio Oliveira, Luciano Zanatta e Vagner Cunha.