Da reportagem
Depois de dois anos sem festa, por conta da pandemia de Covid-19, a prefeitura de Tatuí voltará a organizar eventos de Carnaval em 2023. Será o “Tatuí Folia – Carnaval da Família 2023”.
Na terça-feira, 10, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, realizou a primeira reunião para os preparativos das festividades deste ano.
“A ideia do encontro foi estabelecer uma primeira conversa com os dirigentes de blocos carnavalescos, clubes da cidade, gestores públicos culturais, proprietários e representantes de bares que terão atividades”, informou.
A reunião teve como objetivo a troca de informações junto aos produtores de eventos carnavalescos da cidade, a fim de alinhar e preparar uma programação com todos os eventos do município.
Após a reunião, Sinisgalli disse que levará todas as informações coletadas na reunião ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, para que a prefeitura possa planejar uma programação de Carnaval “descontraída e com ambiente familiar, com toda segurança aos foliões e turistas”.
O Progresso de Tatuí apurou que já há um planejamento pronto, a ser levado pelo secretário da SECTL para a apreciação do prefeito.
Ele teria semelhanças com o Carnaval anteriormente organizado em Tatuí, em 2020, quando houve “esquentas”, ensaios livres, exposição, baile e quatro dias de evento de rua na Praça da Matriz, com shows, matinês infantis e desfile de blocos. Com a programação, a SECTLJ contabilizou mais de 20 mil participantes há dois anos.
“O que posso adiantar, além do nome do evento, é que pré-planejamos as atividades do Carnaval propriamente dito de 18 a 21 de fevereiro, na Praça da Matriz, com shows de bandas, grupos de dança e blocos carnavalescos”, adiantou Sinisgalli.
Tatuí tem o bloco do Clube de Campo; a Banda do Bonde; o Unidos da Vila, nascido na vila Esperança; o Cordão dos Bichos, já tradicional; o Bloco do Vagalume; e o da Americana, que passou a participar também na cidade.
Cancelamentos
Em 2021, com grande número de casos de Covid-19 em Tatuí, a prefeitura optou por cancelar os eventos de Carnaval, até porque os feriados e pontos facultativos foram paralisados pelo governador à época, João Doria.
Para decidir o cancelamento em 2021, o secretário Sinisgalli afirmou à época a O Progresso de Tatuí que a prefeitura decidira priorizar a saúde da população.
“Ficamos tristes de cancelar, mas é por um bom motivo. Precisamos dar prioridade à saúde da população, não estamos em momento viável para festa”, justificou então.
Já no ano passado, apesar de a cidade estar em situação mais favorável em relação à pandemia, a decisão foi novamente pelo cancelamento.
O prefeito Cardoso Júnior anunciou investimento de quase R$ 50 mil para a realização de um mutirão de oftalmologia, visando reduzir a fila de espera por consultas desta especialidade.
O mutirão foi realizado em parceria com o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), do Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), considerado referência no atendimento oftalmológico em todo o Brasil.
De acordo com o prefeito, a administração investiu R$ 49,5 mil na ação. O mutirão foi promovido com os recursos que a prefeitura economizou pelo cancelamento do Carnaval.