A programação do “Natal Encantado” está recebendo, aproximadamente, 5.000 pessoas durante os finais de semana, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
Conforme o secretário da pasta, Cassiano Sinisgalli, de segunda-feira a sexta-feira, a programação natalina tem recebido, em média, 2.000 pessoas por dia.
Sinisgalli ressaltou que diversas mudanças foram realizadas na programação deste ano e destacou a instalação da Casa do Papai Noel no Centro Cultural.
Segundo ele, o casal natalino (Papai e Mamãe Noel) deixou de ficar em uma tenda de quatro metros quadrados e passou para um espaço de 750 m².
O espaço ficará aberto até domingo, 23, das 19h às 22h, com a presença do Papai Noel. No local, as famílias podem registrar o momento com o “bom velhinho” e fotografar o “Pinheirão” do alto do prédio, que já foi sede do Alvorada Clube.
Além da casa do bom velhinho, a programação do “Natal Encantado” inclui o “Natal Espetacular”, na Praça da Santa, o Bazar do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, no Centro Cultural, e o “Natal Musical”, com apresentação na Praça da Matriz.
Quem vier visitar a cidade nos dias que antecedem a data festiva pode conferir os enfeites da praça Martinho Guedes. Popularmente chamada de Praça da Santa, o espaço abriga o tradicional Pinheirão. A árvore, que ilumina a festividade, é o maior cartão postal do período e, em 2018, completa 62 anos, ou seja, recebe a iluminação natalina desde 1956.
Ainda na Praça da Santa, os visitantes podem ver os enfeites de materiais recicláveis confeccionados por meio do “Natal Espetacular”, do Fusstat. O projeto é fruto de convênio assinado pela Prefeitura, em junho deste ano, com o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo).
Multiplicadoras e voluntárias do Fundo Social trabalharam com o reaproveitamento de garrafas “pet”, que se tornaram enfeites natalinos, com o intuito de preservar o meio ambiente, por meio da reciclagem. Com isso, foram confeccionados vários enfeites natalinos, além de uma árvore de Natal de 4,5 metros e o presépio.
Já no espaço de exposições do Centro Cultural, funciona o Bazar de Natal do Fusstat. As vendas vão até 21 de dezembro, das 13h às 22h (reportagem nesta edição).
Já a Praça da Matriz, segundo o secretário, recebe o “encantamento” do Natal por meio de cantatas do “Natal Musical”. A programação, que tem como objetivo valorizar o título de “Capital da Música”, conta com 13 shows de agrupamentos no coreto e ocorre, simultaneamente, com a Feira de Artesanato, das 10h às 20h.
Nesta quarta-feira, 19, haverá o espetáculo da Orquestra de Violões e Coral de Vozes do CEU das Artes, com a coordenadora Magali Ribeiro.
Na quinta-feira, 20, a Banda Regimental da Guarda Civil Municipal de Tatuí se apresenta com o regente Sérgio de Oliveira (Lagartixa), e, na sexta-feira, 21, haverá apresentação do grupo Metais do Roque, com o coordenador Bob Percussa.
No sábado que antecede ao Natal, 22, as manifestações artísticas começam às 11h, com apresentação do Centro de Desenvolvimento Arte pela Vida, coordenado por Rodrigo Sacco, e continuam às 20h, com o coral da Igreja Presbiteriana, sob a regência de Raimundo Françane Júnior.
O encerramento do “Natal Musical” também acontece no domingo, 23, às 20h, com show do grupo Seresteiros com Ternura, sob a coordenação de Maria Inês Camargo.