Natação paralí­mpica rende a Tatuí­ tí­tulo de campeã dos 59º Regionais





Divulgação

Osvaldo LuisPeixoto (Keka), Fernanda Drumond e Nide comemoram medalhas e posição do município

 

Atividade física que exige coordenação motora aliada à respiração e técnica, a natação está presente no programa oficial de paralimpíadas desde seu início, em 1960 (então, Paraolimpíada). A modalidade que vem crescendo em número de adeptos resultou em destaque para o município na 59ª edição dos “Jogos Regionais”, iniciados no dia 1º em Jundiaí e que vão até este sábado, 11.

Tatuí esteve representada na categoria ACD (atleta com deficiência) na sexta-feira, 3, por meio de Fernanda Rodrigues Machado Drumond. Ela disputou três provas, conquistando ouro em todas elas, na classe S9, categoria feminina.

Nos 50 metros nado livre, Fernanda obteve o ouro com o tempo de 1min12s61. Os outros dois pódios ela completou no nado dos 100 metros livre, com a marca de 2min38s76 e nos 100 metros nado costas, com 3min38s59.

Com os resultados, a equipe de natação ACD paralímpica de Tatuí sagrou-se campeã dos Jogos Regionais. Fernanda integra trabalho conjunto entre a Apodet (Associação dos Portadores de Deficiência de Tatuí) e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, sob o comando do técnico Eronides dos Santos, o Nide.

Em nota enviada à imprensa, o professor de educação física fez menção ao apoio recebido de colaboradores para treinamento. “Quero agradecer os professores de natação do Clube de Campo de Tatuí (Thaís Leme, Thiago Boaro e Damilo Amorim) pela força, dedicação e atenção com a atleta Fernanda”.

Reuniões e resultados

Um dia antes da disputa de natação, a organização dos jogos divulgou as datas dos congressos das competições. As reuniões tiveram início no dia 3 (capoeira) e seguiram no sábado, 4 (judô), e na segunda-feira, 6 (atletismo, ginástica rítmica e xadrez), e ontem, terça-feira, 7 (taekwondo). Caratê e atletismo PCD (pessoa com deficiência) tinham congressos marcados para esta quarta, 8.

Na quinta-feira, 2, conforme boletim, Tatuí venceu Araçoiaba da Serra em futebol masculino por 1 a 0. Em damas, a cidade perdeu por 12 a 0 para Campo Limpo Paulista, na primeira rodada, terminando em sétimo lugar, sendo seguida por Várzea Paulista, em oitavo.

Do primeiro ao sexto, estiveram Itararé, Campo Limpo Paulista, Cerquilho, Registro e Santana do Paraníba.

A equipe de malha venceu Alambari por 94 pontos contra 44. Já no voleibol feminino, o time tatuiano perdeu por 2 sets a 0 partida para a equipe de Iperó. A equipe iperoense venceu com parciais de 25 a 13 e 25 a 17 pontos.

O time masculino registrou o mesmo desempenho que as meninas. No voleibol, o time local perdeu por 2 a 0 para Avaré, com parciais de 25 a 11 e 25 a 10.

Na sexta-feira, 3, Tatuí venceu Salto de Pirapora no futebol masculino, pelo placar de 1 a 0. Em damas, a equipe local voltou a perder. Desta vez, para Itararé por 12 a 0. Com o resultado, a equipe passou a ocupar o oitavo lugar.

Na modalidade malha, os tatuianos perderam por 52 pontos a 48 para os saltenses. No voleibol masculino, a equipe venceu Eldorado por 2 a 0 com parciais de 25 a 11 e 25 a 20. Também na sexta, por ocasião do desempenho da nadadora da equipe ACD, Tatuí sagrou-se campeã de natação com 27 pontos. O segundo lugar ficou com Santana do Parnaíba, com 16 pontos.

No sábado, 4, Tatuí venceu Votorantim por 2 a 0 no biribol. Na sequência, pela mesma modalidade e mesmo dia, repetiu o resultado. Desta vez, contra Salto.

O time de futebol masculino registrou empate por 1 a 1 contra Laranjal Paulista. Em damas, Tatuí perdeu por 10 a 2 para Salto. Contra Várzea Paulista, registrou nova derrota pelo mesmo resultado, firmando-se no oitavo lugar.

A equipe feminina de voleibol também perdeu. Contra Salto, as meninas sofreram derrota por 2 a 1, com parciais de 25 a 19, 25 a 11 e 15 a 10. Na mesma modalidade, mas pela equipe masculina, Tatuí amargou derrota por 2 a 0 contra Cajati. O duelo registrou parciais de 25 a 17 e 25 a 21 para os vencedores.

Em capoeira, na categoria feminina, três atletas do município registraram destaques. Joselene Aparecida Pires sagrou-se campeã em peso leve, Rafaele Lidiane Breves também levou o ouro em peso médio; já Rafaela de Oliveira Teodoro obteve a medalha de prata. Com os resultados, Tatuí conquistou título de campeã da modalidade na categoria feminina, somando 25 pontos.

Na categoria masculina, Heder da Silva concluiu participação em sétimo lugar em peso médio. O título de campeão ficou com José Alberto A. de Lima, de Laranjal Paulista. Em segundo lugar, esteve Eliel Ramos dos Santos, representante de Taquarivaí, e, em 3º, Josias F. de Campos, da cidade de Itararé.

Na peso pesado, Antônio C. Oliveira sagrou-se campeão de capoeira por Tatuí. O segundo e o terceiro lugar ficaram com Adilson F. da Silva, de Cerquilho, e com Jeferson Correia Simão, da cidade de Araçoiaba da Serra, respectivamente.

Pela categoria peso pesado, Alex Sander Soares, de Araçoiaba da Serra, levou o ouro; Eduardo Monteiro Pelegrino, de Cerquilho, ficou com a prata; o bronze foi para um representante de Tatuí, o atleta Adenilson Ferreira da Silva.

Na classificação final, Tatuí ocupou a quarta posição na capoeira, na categoria masculina, com 17 pontos. Em judô, o município conquistou o quinto lugar na feminina e a primeira colocação na masculina, superando Iguape e Tapiraí, em segundo e em terceiro lugar, da categoria, respectivamente.

Ainda pelo judô, as tatuianas Flávia Naomi Ando e Carine Gabriele Oliveira conquistaram primeiro lugar em “Nague No Kata”. Na mesma competição, Vinicius Rodrigues Erschov e Roberto Nardi Albanese, conquistaram o lugar mais alto do pódio representando Tatuí na categoria masculina.

Também pela natação, mas na categoria masculina, Tatuí registrou participação de Wendryl Nascimento Souza, com o tempo de 1min03s13 em 100 metros nado livre. Pela mesma prova e categoria, Augusto Hideki Shimizu, de Tatuí, finalizou a prova em 1min13s53, obtendo a 11ª colocação.

Nos 50 metros nado borboleta, Wendell Nascimento Souza terminou a prova em nono lugar. Lucas Gabriel Vieira Soares também registrou participação.

A prova dos 50 metros nado peito teve Guilherme Camargo Elmec em sétimo lugar, e Kaik João Oliveira Camargo, na 11ª posição. Nos 50 metros nado livre, Wendryl Nascimento Souza terminou a participação em sétimo lugar e Lucas Gabriel Vieira Soares concluiu a disputa na mesma prova na 12ª posição.