NAF discute valorização étnica no CEU das Artes





O NAF (Núcleo Afro Feminino de Tatuí) realizou, no domingo, 28, encontro para discutir a participação da mulher negra contra o sistema escravocrata do século 17 e promoção da identidade étnica da mulher negra no Brasil. “Somos Todas Dandaras” aconteceu no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”.

De acordo com o NAF, Dandara dos Palmares, mulher de Zumbi dos Palmares, foi escolhida para ser tema do evento por ter sido uma das lideranças negras que lutou contra a escravidão no século 17. O evento contou com apresentações de dança, música, teatro, poesia, desfile e exposições.

Segundo Elaine Pires, integrante do núcleo, as palestras e rodas de conversas que integraram o evento deram ao encontro caráter educacional.

“A sociedade parece nos dizer que não temos o direito de encontrar representatividade e inspiração para rompermos as amarras da discriminação institucional”, afirmou.

De acordo com Elaine, o evento serve para compartilhar conhecimento sobre mulheres negras importantes para a história brasileira.

“Muitas (de nós) sabemos de Dandara e outras mulheres negras importantes somente devido as nossas próprias pesquisas solidárias. E é por isso que estamos aqui: para compartilhar conhecimento e nos tornarmos ainda mais fortes”, concluiu.