Nacional do Cavalo Árabe em Tatuí acontece no mês de novembro

Evento anual da raça equestre deve atrair criadores e expositores do país

Exposições e competições integram programação (Foto Machado)
Da redação

Entre os dias 4 e 12 de novembro, o CHT sedia a Nacional de Esporte do Cavalo Árabe em Tatuí. O evento anual reúne criadores e expositores em competições e apresentações com o objetivo avaliar a raça em modalidades esportivas e performances “de beleza”.

Na avaliação esportiva, as disputas serão realizadas nos atributos: três tambores, seis balizas, maneabilidade e velocidade, salto, hipismo rural e performance.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), Ricardo Jamil Saliba, a competição é uma oportunidade que os criadores têm para apreciar a versatilidade da raça, considerada a mais antiga do mundo.

“Só uma raça como a árabe consegue ter uma ‘nacional’ de esportes, porque é um cavalo que consegue correr um quilômetro (que seriam os mil metros da corrida), e esse mesmo cavalo consegue correr 160 mil metros (160 quilômetros do enduro)”, salientou.

Além disso, acrescentou: “Esse mesmo cavalo consegue saltar, fazer prova de tambor e baliza. Enfim, não tem raça que consiga fazer tantas coisas tão diferentes como o cavalo árabe e ainda bem-feito”.

Saliba antecipou que a expectativa para o evento é “muito boa”. No entanto, sustentou que deveria ter um destaque maior, além de ser feito em momentos diferentes dos julgamentos de halter, que aconteceu em julho, em Indaiatuba.

“Em Tatuí, a gente vai conseguir colocar numa pista de destaque, não haverá julgamentos simultâneos. Então, a gente entende que a prova vai ter muito mais destaque do que em outros anos”, reforçou.

Exposições

Paralelamente às disputas, serão realizadas outras três exposições da raça no Centro Hípico de Tatuí, porém, focadas em disputas na modalidade halter, a qual, segundo a organização, possui maior número de animais inscritos. Nessa disputa, são avaliadas a beleza e a conformação do animal em cabresto.

A Brazilian Breeders Cup 2023, a Internacional do Cavalo Árabe e a Copa Brasil oferecerão premiações em dinheiro e, segundo a organização, a chance de os criadores e expositores mostrarem, em pista, o melhor da criação nacional.

De acordo com a associação, as exposições em Tatuí devem atrair criadores, expositores e competidores de vários estados do Sudeste e Sul do país.

“O pessoal do Sul está vindo em grande número. A qualidade dos conjuntos das provas funcionais daqui de São Paulo também aumentou bastante nos últimos dois anos. O índice técnico subiu muito. Com certeza, teremos belíssimas provas”, acrescentou Saliba.

Além das competições, a ABCCA realizará o sorteio final do “Arabian Cup”, referente ao ano de 2022, quando serão sorteados prêmios, incluindo um carro. O ranking de pontuação é administrado pela associação e premia os melhores exemplares da raça em diversas modalidades, distribuindo mais de R$ 220 mil em prêmios nesta temporada.

“A gente faz um convite para todos que queiram ver o cavalo mais versátil do mundo em ação. A entrada no evento é aberta ao público da cidade e região, e gratuita. Contamos com a presença de todos para se surpreenderem com a versatilidade do cavalo árabe em pista”, finalizou o vice-presidente.