Zona eleitoral da cidade perde 3.110 eleitores com ‘remanejo’

(foto: Diléa SIlva)

A 140º Zona Eleitoral de Tatuí perdeu 3.110 eleitores em janeiro. Conforme divulgado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a partir de sexta-feira, 1º, o município de Quadra passará a fazer parte da 335ª ZE, de Cerquilho.

Com a alteração, Cerquilho passará a ser responsável, também, pelos eleitores de Cesário Lange e Quadra. O cartório de Tatuí, que abrangia seis cidades, agora contará com cinco: Capela do Alto, Guareí, Porangaba, Torre de Pedra e Tatuí.

Conforme o chefe do cartório local, Rodrigo Ricardo de Proença Soares, o remanejamento foi aprovado em processo da Justiça Eleitoral após um pedido da prefeitura, também encabeçado pela Câmara Municipal de Quadra, com participação da zona eleitoral de Cerquilho.

Com a alteração, além da redução de um município na área de atuação da zona eleitoral, o número de eleitorado cai de 120.150 para, aproximadamente, 117 mil.

“Todos os processos relativos a prestações de contas também serão remanejados para a zona eleitoral que recepcionou o município”, conta Soares.

A cidade de Quadra ficará sem atendimento eleitoral entre os dias 29 e 31 de janeiro. Nesse período, o eleitor não terá acesso a serviços como alistamento e biometria. A emissão de quitação eleitoral, porém, segue disponível.

A situação será normalizada na próxima sexta-feira, 1º, com atendimento já no cartório de Cerquilho. Enquanto isso, a população terá à disposição, também, o posto de atendimento de Cesário Lange para prestação de serviços.