XI sedia abertura de torneio de basquete

Copa São Paulo é promovida na cidade com ‘jogo das estrelas’ na tarde de sábado

272
Equipe tatuiana de basquete se prepara para a Copa São Paulo Adulto Masculina de Basquete (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Tatuí será palco da apresentação da Copa São Paulo Adulta Masculina na tarde de sábado, 29. A partir das 15h, o evento comemorativo acontece no ginásio de esportes da Associação Atlética XI de Agosto.

A FPB (Federação Paulista de Basquete) programa a partida festiva com os jogadores das equipes participantes do torneio estadual e os respectivos técnicos. O jogo de apresentação da competição, às 17h, reunirá três atletas de cada equipe em uma espécie de “jogo das estrelas”.

Preliminarmente, às 15h, está previsto amistoso entre os times de base do XI de Agosto/AABT/Tatuí e da LSB/Flex/PMS, de Sorocaba.

A Copa São Paulo contará com a participação de seis equipes: XI de Agosto/AABT/Tatuí; Memorial/Fupes/Santos; LSB/Flex/PMS, de Sorocaba; Basquete/Garça; Conti Cola/Assis Basket; e Basquete/Unifae/São João da Boa Vista.

As equipes jogarão entre si, em turno e returno, sendo que as quatro com os melhores aproveitamentos serão classificadas à fase “final four”. A agremiação campeã conquistará uma vaga ao Paulista da Divisão Especial Série A-1.

Publicidade

A estreia do XI de Agosto/AABT/Tatuí na competição acontecerá “em casa”, no XI de Agosto, dia 19 de março, uma quinta-feira. O primeiro adversário da equipe local será o Santos, às 19h30. Na sequência, o time tatuiano jogará sete dias depois, às 19h30, em Sorocaba, contra a LSB/Flex/PMS.

Quatro confrontos estão previstos em abril: dia 4, um sábado, às 17h, em São João da Boa Vista, contra a equipe local; dia 16, quinta-feira, às 19h30, em Tatuí, contra a Conti Cola/Assis Basket; dia 24, sábado, às 17h, em Garça, contra a equipe da casa; e dia 30, quinta-feira, às 19h30, em Tatuí, contra a LSB/Flex/PMS.

O confronto seguinte será no dia 7 de maio, uma quinta-feira, às 20h30, contra o Memorial/Fupes/Santos, em Santos. Duas semanas depois, dia 21 de maio, às 19h30, o time tatuiano voltará a jogar fora de casa, diante de Assis.

Após dois jogos fora, o XI de Agosto/AABT/Tatuí conclui a fase inicial com duas partidas no ginásio do XI de Agosto: contra o Basquete/Unifae/São João da Boa Vista, dia 28 de maio, quinta-feira, às 19h30; e diante de Garça, dia 6 de junho, sábado, às 17h.

A Copa São Paulo dará início à segunda temporada da equipe profissional do XI de Agosto/AABT/Tatuí e será utilizada como preparação para a disputa do Paulista da Divisão Especial Série A-1. O time local já está garantido na elite do basquete paulista, por conta da conquista do título invicto do Campeonato de Acesso – 2019.

“Será uma disputa importante para a nossa equipe, uma vez que teremos adversários tradicionais pela frente. Será importante, também, para verificarmos o estágio em que nos encontramos, dando a possibilidade de fazermos análises importantes, visando justamente a disputa do Paulista da Série A-1”, comentou Júlio Malfi, técnico do XI.

“Esta competição dá a oportunidade de manter os atletas em atividade por mais tempo, possibilitando, também, o surgimento de novos valores, que, no segundo semestre, estarão mais bem preparados e não sentirão a pressão de jogar contra jogadores mais experientes e adversários tradicionais”, completou o técnico.

Peneira

O XI de Agosto/AABT/Tatuí realiza, a partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, até domingo, 1º de março, um processo seletivo para as equipes masculinas de basquete. A “peneira” ocorre em dois locais, sendo voltada aos jogadores nascidos a partir de 2003, às categorias sub-17, sub-19 e adulto.

A primeira avaliação acontece na tarde de sexta-feira, 28, às 14h, no ginásio do XI de Agosto. No dia seguinte, às 9h, a peneira ocorre na unidade do Sesi e, no domingo, 1º de março, às 9h, novamente no XI de Agosto.

Conforme nota divulgada à imprensa, por se tratar de um processo seletivo, a equipe tatuiana recomenda que os interessados participem dos três dias de avaliações.

“Desta forma, todos têm oportunidades de valorizar suas qualidades e, ainda, equipe técnica tem um tempo maior para observar e avaliar os critérios necessários”, completa a nota.

Os interessados devem comparecer aos locais, nos dias e horários indicados, com a vestimenta apropriada para o treinamento esportivo. É necessária a apresentação de RG. Segundo a nota, “nessa etapa de avaliações, não será fornecida alimentação e alojamento”.

Mais informações podem ser adquiridas através dos telefones: (11) 99754-6751, com Malfi, técnico do time profissional; e (15) 99646-0807, com Filipe Ariel, treinador das equipes de base tatuianas.

Publicidade