Xavier é formalizado o novo titular da Segurança Pública

José Roberto Xavier da Silva assume lugar de Alexandre Andreucci

Prefeita revelou nomeação durante reunião do secretariado


O ex-delegado da Polícia Civil José Roberto Xavier da Silva é o novo secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana. O anúncio do titular foi feito pela prefeita Maria José Vieira de Camargo na manhã de segunda-feira, 20, durante reunião semanal com o secretariado.

O novo titular da pasta respondia pelo Departamento Municipal de Mobilidade Urbana, órgão que não teve a nova chefia anunciada. Xavier entra no posto do também delegado aposentado José Alexandre Garcia Andreucci, que deixou o governo no início do mês por questões de saúde.

Xavier tem a “missão” de dar continuidade aos trabalhos realizados por Andreucci nos 57 dias em que ficou à frente da secretaria. No período, o ex-titular dividiu o município em duas áreas de patrulhamento, iniciou a reativação de quatro bases da Guarda Civil Municipal e a realização de palestras de capacitação do contingente da Guarda.

Na edição do dia 15 deste mês, O Progresso adiantou que Xavier era o mais cotado para assumir a secretaria. Diretor do DMMU, o ex-delegado se destacou pela implantação das vagas de curta duração no centro da cidade e por ter “apertado o cerco” contra o excesso de peso nas cargas de caminhões.

O novo secretário também foi responsável pela troca da empresa responsável pelo gerenciamento das multas de trânsito na cidade. A função será assumida pela estatal Prodesp (Companhia de Processamento de Dados de São Paulo), o que deve gerar economia ao município.

Múltipla formação

Formado em ciências físicas e biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras Nossa Se-nhora do Patrocínio, em Itu, e em direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, Xavier foi professor do antigo primeiro grau nas cidades de Guareí, Torre de Pedra e Porangaba.

Também lecionou em Tatuí em diversas escolas, entre elas a Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes” e a Faculdade XI de Agosto.

Entre os anos de 1977 e 1985, foi investigador da Polícia Civil, órgão no qual acabou alçado ao posto de delegado em 1985, após curso de formação técnica profissional na área. Exerceu a função de chefe da PC nas cidades de São Paulo, Reginópolis, Ibitinga, Ibiúna, Itapevi, Porangaba e Tatuí.

No município, entrou na carreira política em 1996, quando eleito vereador. No ano seguinte, ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal e dirigiu a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

Na eleição de 2008, foi novamente eleito. Atuou como membro da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Esportes, Promoção Social e Trabalho.

Licenciou-se do cargo de vereador para se tornar secretário municipal dos Assuntos da Segurança Pública e dos Transportes, no mandato do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.