Vigésimo Stand da Bí­blia é realizado em unidade das lojas Tatuí­ Elegante





Teve início nesta sexta-feira, 5, mais uma edição do Stand da Bíblia, organizado pelo pastor da Igreja O Brasil para Cristo e integrante do Conpas (Conselho de Pastores de Tatuí) Luis Donizetti Vaz.

O stand, que está montado na loja Tatuí Elegante, na rua Prudente de Morais, 483, funciona das 8h às 22h e ficará à exposição até o dia 15 de dezembro.

Segundo Vaz, o principal objetivo da iniciativa é levar à população os mais variados tipos de Bíblias por um preço mais acessível.

“Nós queremos colocar na mão da população de Tatuí e região o maior número possível de Bíblias por um valor muito menor do que eles pagariam em outros lugares”, comentou. O pastor conta que os livros são vendidos pelo preço de custo somado a um pequeno percentual, pela montagem do stand.

O evento acontece desde 1996 e esta é a 20a edição. Em 2015, o pastor pretende manter a média de venda dos outros anos e atingir a meta de 3.000 exemplares ao longo da exposição, ou seja, cerca de 300 livros vendidos por dia.

“Até 2014, que foi a 19ª edição, nós já colocamos cerca de 30 mil Bíblias nas mãos da população”, contou Vaz.

Durante todo esse período em que o evento acontece, poucas vezes ele ocorreu no mesmo lugar. Vaz explica que não ter um local fixo também é um dos diferenciais da iniciativa.

“Nos 20 anos, nós não fizemos o evento a mais de quatro quadras do centro. Então, Deus tem honrado o nosso trabalho com pessoas que têm nos ajudado, independente do credo religioso delas”, acentuou.

Ele explica que a locomoção anual acontece porque, para vender os livros a preço de custo, seria impossível pagar aluguel a algum estabelecimento. Por isso, em todos os anos, ele procura um lugar novo, cujo proprietário não cobre pela locação.

São 304 títulos à disposição do público, sendo que nem todos são Bíblias – pelo menos não as tradicionais. Existem as Bíblias para crianças, as comentadas, materiais de apoio, entre outras.

Segundo o pastor, apesar de existirem outros livros além dos tradicionais, o evento continua tendo como foco a venda de Bíblias, que formam 80% de todo o material oferecido.

Para auxiliar na venda das Bíblias, o stand conta com voluntários das igrejas da região, que fazem parte do Conpas. Segundo Vaz, são cerca de cem pessoas que ajudam na realização do evento durante os dez dias. “São equipes de voluntários do conselho de pastores, e cada dia vai uma igreja lá para nos ajudar com as vendas”, contou.

Sobre como é divulgar conteúdo evangélico em véspera do feriado de Nossa Senhora da Conceição, ele responde: “Nós não temos dificuldade, até porque a palavra de Deus é uma só, e a Bíblia é universal. Então, nós não temos dificuldades, mesmo porque, no Stand da Bíblia, nós também comercializamos Bíblias católicas”.

Vaz explica que o motivo do evento acontecer nesta data é o fato de os evangélicos comemorarem o Dia da Bíblia no segundo domingo de dezembro. Além disso, ele também ressalta que dezembro é propício por ser um mês de festa.

“Eu diria que, se não for um dos melhores presentes, o melhor presente que alguém pode receber é uma Bíblia, um exemplar da palavra de Deus”, declarou.

Apesar de o evento já ter quase 20 anos, a ideia de sua realização surgiu bem antes. O religioso conta que, em 1990, quando ainda nem era pastor, já pensava em como poderia promover a iniciativa.

“Deus me deu essa ideia. Ninguém chegou para mim e falou: ‘Pastor, Tatuí está precisando ser mais evangelizada, vamos fazer um projeto’. Não, em 1990, Deus me deu essa ideia. Aí, em 1996, quando eu era presbítero, participei da primeira reunião do conselho de pastores da cidade e o presidente perguntou se alguém tinha uma ideia, aí eu levantei e propus isso. De imediato, ele dirigiu a palavra para mim e disse: ‘Ótimo, você é o idealizador, então você organiza o evento’, eu fiquei surpreso, mas, a partir daí, comecei a organizar o evento anualmente”, contou.

Realizado com a proporção que tomou, o pastor diz que não sabe até quando organizará o stand. “Até quando Deus me permitir. Porque tem coisas que Deus permite, tem coisas que não. Então, não adianta você insistir”, finalizou.