Ví­deos baseados em conto e em biografia têm sessões gratuitas





Dois vídeos, um baseado num conto e outro em biografia, são atrações do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) em Tatuí. O curta “Françoise” e o filme “VIPs” são exibidos no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) durante o mês.

As sessões são gratuitas e acontecem na sala de exibições do espaço de cultura. Em Tatuí, elas são viabilizadas por meio de parceria entre o MIS e a instituição local.

O curta-metragem tem no elenco Débora Falabella e Fernando Ernesto. A atriz vive uma garota chamada Françoise, que se encontra com um viajante enquanto está esperando a partida. Eles são dois solitários em uma estação rodoviária.

A produção sobre o conto de Luiz Vilela, com direção de Rafael Conde. Produzido em 2001, o curta tem 21 minutos de duração e rendeu prêmios à atriz, pela atuação. No vídeo, o jovem espera o horário do ônibus, e Françoise vagueia, sem destino. No final, o tio que vai buscar a jovem revela que ela sofre de “perturbação psíquica”.

A trama é revelada por um narrador. Durante o curta, ele não se lembra de como o tio se despediu da moça. Conta, somente, que o tio segurou “a corrente que margeava o passeio”, a mesma que Françoise segurava no início do conto.

O filme “VIPs” é baseado em fatos reais e na vida de Marcelo Nascimento, retratado como “um rapaz que consegue ser quem quiser”. Ao mesmo tempo, o longa conta o drama vivido pelo personagem que não sabe quem é e o que quer ser.

A produção mostra a outra faceta de Nascimento. Evidencia que, mesmo se “metamorfoseando”, ele não consegue conviver com a própria identidade. Por esse motivo, assume a de outros e passa a ter diversos nomes, nos mais variados meios.

Nascimento começa a aplicar seguidos golpes, ganhando fama nacional por um deles. Ele fingiu ser Henrique Constantino, filho do dono de uma empresa de aviação, durante um carnaval em Recife. Na ocasião, cedeu entrevista como tal.

O personagem real circulou pelas altas rodas da sociedade. Foi preso por várias vezes. Também escapou por inúmeras e envolveu-se com figurões do crime.

Mais detalhes sobre os horários das sessões pelo fone 3251-6586.