Vestibulinho Etec tem inscrições; seleção dos alunos é por histórico

604
Inscrições ao vestibulinho da Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes” são feitas exclusivamente pela internet (Foto: Arquivo O Progresso)
Publicidade
Siltec
Da reportagem

As inscrições ao vestibulinho da Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes” começaram na terça-feira, 7, e estão abertas até às 15h do dia 21, exclusivamente pela internet. Para se inscrever, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio.

Em Tatuí, as vagas são destinadas aos cursos de nutrição e dietética (tarde) e a outros cinco cursos no período da noite: desenvolvimento de sistemas, eletrotécnica, farmácia, manutenção automotiva e mecatrônica.

Ainda há vagas para as classes descentralizadas – unidades que funcionam sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras – em Porangaba (administração) e Boituva (logística), ambas à noite.

Os interessados em concorrer a uma vaga devem preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 19. O valor deve ser pago até 21 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet, disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.

No ato da inscrição para o primeiro módulo do ensino técnico, é possível colocar como segunda opção outro curso ou período, desde que oferecido na mesma unidade para a qual o candidato vai se inscrever.

Publicidade
Siltec

De acordo com a diretora da Etec, Beatriz Soares Amaro, neste segundo semestre, a principal mudança é na seleção dos candidatos, que ocorrerá pela análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

Ela explica que serão avaliadas as notas de língua portuguesa e matemática da primeira série do ensino médio ou do primeiro termo do ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), concluídos até 31 de dezembro de 2019.

“Como não podemos realizar a prova presencial para atender às medidas de distanciamento social, o CPS decidiu fazer a seleção dos alunos, nos moldes do Instituto Federal (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)”, explicou a diretora.

Segundo Beatriz, o histórico dos estudantes candidatos aos cursos da unidade de Tatuí será analisado pela FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia) – entidade responsável pela realização do vestibulinho de todas as unidades do Centro Paula Souza.

“Acredito que é uma boa oportunidade para o aluno. Talvez até seja mais fácil para aquele estudante que pretende ingressar no ensino técnico e que fica nervoso na hora da prova. Também é uma forma de valorizar alunos que têm boas notas em português e matemática”, comentou.

A diretora antecipou que a previsão é de que todas as atividades comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das aulas presenciais.

Publicidade
Siltec