Vestibular: concorrência chega a ser de 5,1 candidatos /vaga

242
Publicidade
Siltec





A prova dos candidatos que concorrem a uma vaga no processo seletivo das escolas técnicas do Centro Paula Souza acontece neste domingo, 1º de dezembro.

Na Etec “Salles Gomes”, 2.652 alunos inscreveram-se para concorrer a uma das 520 vagas disponíveis nos 12 cursos que serão abertos no 1º semestre de 2014. São 5,1 candidatos por vaga.

O curso mais concorrido é do ensino médio no período da manhã, com 7,49 candidatos por vaga, seguido do técnico em segurança do trabalho, no período noturno, com 7,28 candidatos por vaga.

Em seguida, está o curso de mecatrônica noturno (7,05), o novo curso de administração integrada ao ensino médio de período integral (6,05) e mecânica noturno (5,35).

Publicidade
Siltec

Outros 43 candidatos disputaram as chamadas “vagas remanescentes”. Para ocupar uma delas (que normalmente são disponibilizadas após a desistência de algum aluno em determinado curso), o candidato deve comprovar que já trabalha na área escolhida e passar por avaliação – composta por questões específicas da área.

Caso seja aprovado, o candidato ocupará uma das vagas remanescentes e entrará no módulo seguinte do curso, na classe que já está em andamento.

“O candidato pode passar por uma entrevista com os coordenadores da Etec para verificar se tem condições de acompanhar a turma, ou se precisará de adaptações. Se precisar, fará as adaptações na própria escola”, explicou a diretora Beatriz Soares Amaro.

A quantidade de vagas remanescentes para este vestibulinho será definida nas próximas semanas, após a contagem do número de desistências, trancamento de matrículas e trocas de período.

Recomendações

O portão da escola será aberto às 12h30 e fechado às 13h30, horário do início do exame, que segue até às 17h30.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto, borracha, régua e um dos seguintes documentos (original): cédula de identidade, cédula de identidade de estrangeiro, carteira nacional de habilitação com foto (dentro da validade), documento expedido por ordens ou conselhos profissionais (OAB, Coren e Crea, entre outros), carteira de trabalho ou passaporte brasileiro (dentro da validade).

Novidades

A Etec “Salles Gomes” trará duas novidades para 2014. Uma delas é o curso de administração feito juntamente com o ensino médio, de período integral.

“A Etec poderia oferecer qualquer um dos cursos técnicos que temos em Tatuí integrado ao ensino médio. Antes de decidir, fizemos uma pesquisa de demanda com as escolas de ensino fundamental para verificar qual era a preferência dos alunos. A escolha foi pelo curso de administração. Esse estudo foi encaminhado ao Centro Paula Souza, e eles autorizaram a implantação em 2014”, revelou a diretora.

Vale lembrar que a “Salles Gomes” já oferece o curso técnico de informática integrado ao ensino médio, também de período integral, desde 2012.

Neste ano, 210 alunos concorrerão a 40 vagas do curso integrado de informática e 242 disputam uma das 40 vagas do curso integrado de administração.

Outra novidade para 2014 é a implantação do primeiro curso de EaD (ensino a distância) da Etec, o chamado “Telecurso Tec”, na área de administração.

“Várias Etecs já têm esse módulo implantado, e nós vamos oferecer, a partir do ano que vem. São dois dias de aulas presenciais, de segunda e quarta-feira à noite, e o restante feito pelo ambiente virtual”, explicou Beatriz.

Na prova deste domingo, 69 candidatos disputarão 40 vagas do EaD.


Publicidade
Siltec