Vereadores realizam sessão ‘rápida’ para votação de pedidos





Sem votação de projetos de lei, a sessão ordinária da noite de terça-feira, 13, da Câmara Municipal teve aprovação de 28 requerimentos. Ela durou menos de uma hora e foi a antepenúltima antes da eleição municipal, marcada para 2 de outubro.

Dos vereadores presentes na reunião, apenas dois fizeram uso da tribuna para discussão dos questionamentos enviados ao Executivo: Márcio Antônio de Camargo (PSDB) e Oswaldo Laranjeira Filho (PT).

O vereador tucano apresentou 14 requerimentos, todos pedindo complementação de respostas dadas pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, a questionamentos anteriores. O número representa a metade dos documentos apresentados e aprovados pelos parlamentares na terça-feira.

Laranjeira questionou a possibilidade de mudança de local de um ponto de ônibus localizado na rua Cândido José de Oliveira, na vila Santa Helena.

Oseias Rosa (PSD) apresentou requerimento indagando a Prefeitura sobre os reajustes do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nos anos de 2009 e 2014. O parlamentar também pediu cópia integral de uma carta-convite do ano de 2010.

Rosana Nochele Pontes (PP) apresentou oito requerimentos. Os documentos pedem, para a Prefeitura, capinação e limpeza de terrenos nos bairros Nova Tatuí, Residencial Astória, vila Paulina, Jardim Alvorada e Village. A parlamentar solicitou recapeamento de ruas em diversos pontos da cidade e a instalação de “playground” no Residencial Astória.

Valdeci Antonio de Proença (PTN) questionou sobre o número de pessoas acometidas de doença renal no município e quantas delas realizam hemodiálise em Sorocaba. O vereador indicou a necessidade de uma lombada na rua Jacinto de Almeida Sinisgalli, no Jardim Wanderley.

Antonio Marcos de Abreu (PR) pediu, à Prefeitura, a relação de medicamentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde aos pacientes do município.

O vereador também apresentou moção de aplausos e congratulações ao “Motoclube Bodes do Asfalto”, pela realização de um evento no Dia da Independência. Os coordenadores Ivan Machado e Sérgio Graziano foram parabenizados pelo parlamentar.

Na pauta de votação da Câmara, constam 22 projetos de lei e dois projetos de lei complementar, todos de autoria do Executivo, aguardando deliberação dos vereadores.

Entre as proposições, estão alterações no quadro de funcionários, na Lei de Uso e Ocupação de Solo, criação de projeto social e reorganização do Conselho Municipal da Mulher.

As matérias não podem ser votadas por falta de pareceres das comissões. Antes de serem colocados para apreciação do plenário, os projetos são submetidos a colegiados que analisam a constitucionalidade, a conveniência e a viabilidade da propositura. O Legislativo possui cinco “juntas” com três membros cada uma.