Vereadores pedem a volta de atendimento para pecuaristas





Na segunda-feira, 9, os vereadores Luis Donizetti Vaz Júnior (PSDB), Alexandre de Jesus Bossolan (DEM), Marcio Antonio de Camargo (PSDB) e Job dos Passos Miguel (PPL), acompanhados pelo deputado federal Samuel Moreira (PSDB), estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, onde foram recebidos pelo secretário Arnaldo Jardim.

Na pauta, conforme nota divulgada à imprensa, esteve a desativação, há quatro meses, dos serviços prestados in loco pela Inspetoria da Defesa Agropecuária de Tatuí, que funcionava na Casa da Agricultura local.

Agora, os produtores que necessitam de diversas certidões só podem obtê-las de forma on-line ou no Escritório de Defesa Animal, em Itapetininga.

Segundo a nota, os produtores estão tendo dificuldades em obter a emissão de GTAs (guias de trânsito animal), comunicação de vacinação e comunicação de trânsito vegetal, entre outros serviços. A reivindicação recebe apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tatuí, presidido por José Zaudas Garcia.

Na reunião, por sugestão dos vereadores, ficou definido que funcionários de Itapetininga virão a Tatuí realizar plantões semanais e atender in loco ao produtor rural, já que muitos deles reclamam não ter acesso à internet para obter as certidões.

O deputado Jardim explicou que aguarda a autorização, por parte do governador Geraldo Alckmin, para que a pasta realize um concurso público e possa retomar, definitivamente, os serviços até então prestados em Tatuí.

“Diante da crise econômica, o governador suspendeu temporariamente a abertura de novos concursos públicos. Mas tenho a promessa dele que, após passar a crise, teremos a prioridade”, disse Jardim.

“Vamos acompanhar esta situação. Não é justo para o pecuarista de Tatuí e sua microrregião, como Quadra e Cesário Lange, que o atendimento também não seja realizado in loco. O plantão é uma solução de momento”, declarou Moreira.