Venda de flores cresce nos supermercados

Desde que as flores e plantas chegaram aos supermercados, a venda do produto cresceu e os preços ficaram bem mais competitivos. Esse é o caso da Coop – Cooperativa de Consumo, que começou a trabalhar com o produto há 15 anos para também oferecer essa alternativa de compra a seus clientes.

Atualmente, dependendo do porte da unidade, o mix dessa categoria comporta de 100 a 150 variedades distintas. Flor de maio, flor da fortuna (kalanchoe), tulipas, antúrio, além das orquídeas, estão entre as preferidas.

Só no primeiro semestre deste ano, foram comercializados mais de 200 mil vasos, segundo calcula Leandro Sousa Fernandes, gestor de operações do Grupo Benassi, distribuidora parceira da Coop desde o início da operação.

Todas as espécies disponibilizadas nas unidades são nacionais, provenientes da cidade paulista de Holambra, onde os produtores são credenciados pela Cooperativa Veiling, o maior centro atacadista de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil.

Como se trata de um produto extremamente sensível, há um trabalho rigoroso de armazenamento e transporte para manter a qualidade e vivacidade das flores.

“As espécies ficam em espaço climatizado, no interior de carrinhos próprios, até o carregamento. O tempo de transporte até às lojas Coop varia entre 90 e 120 minutos”, explica o gestor da Benassi. Já nas lojas, os vasos são cuidados para não perderem o frescor.