Vencedores de 14º Prêmio e 13º Concurso serão premiados na 6ª

229
Publicidade





Os vencedores do 14o Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais e do 13o Prêmio Literário Paulo Setúbal serão conhecidos na próxima sexta-feira, 7, em cerimônia, a partir das 20h, no Centro de Artes e Esportes Unificado, à rua Rosa Monteiro, 745, com entrada franca.

Ambos os concursos, organizados pela Secretaria Municipal da Educação, por meio do Departamento Municipal de Cultura, têm objetivos de valorizar e difundir a vida e obra de Paulo Setúbal, escritor de destaque nacional nascido em Tatuí. Os dois tiveram maior participação na edição deste ano.

O concurso voltado a estudantes de escolas municipais, públicas e privadas, contou com participação de 26 unidades de ensino nas categorias “literatura” (subdivida a alunos do 6o ao 9o ano e do ensino médio) e “artes visuais” (exclusivamente para alunos até o 5o ano).
Com diferente abordagem, o concurso passou a ser organizado, desde o mês de abril, pelo diretor do departamento, Jorge Rizek, com apoio dos professores Alessandra Barros e Djalma Mathias. Após o período de inscrições, os alunos participaram de oficinas informativas, ministradas no Museu “Paulo Setúbal” pela professora Cimira Cameron e pela artista plástica Raquel Fayad, especialistas em literatura e artes plásticas, respectivamente.

Nas aulas, os alunos obtiveram informações importantes e desenvolveram os trabalhos concorrentes na presença das professoras.

Publicidade

A intenção da organização do concurso foi a de torná-lo mais dinâmico e de estender o prazo de discussão e preparação. Com isso, as obras de Paulo Setúbal, bem como a própria história do escritor, foram mais debatidas e divulgadas.

Os três primeiros vencedores de cada categoria receberão troféus e prêmios em dinheiro. A escola e o professor do primeiro colocado de cada categoria também serão premiados.

 

Recorde de inscrições

A 13a edição do Prêmio Literário Paulo Setúbal, realizado em âmbito nacional nas categorias conto, crônico e poesia, consolidou-se pelo grande número de inscrições neste ano. Ao todo, foram 167 na modalidade conto, 112 em crônica e 195 em poesia. Foram recebidas inscrições de 105 cidades.

“Ficamos bastante satisfeitos com o número de inscrições e com a qualidade dos trabalhos concorrentes, o que foi destacado pela comissão julgadora, formada por profissionais de destaque nacional indicados pela UBE (União Brasileira de Escritores)”, destacou Rizek.

Ambas as comissões julgadoras também serão conhecidas na solenidade de premiação, na próxima sexta-feira. A cerimônia, que acontece pela primeira vez no CEU, “destaca a importância de difundir o nome do escritor num novo espaço cultural do município”, aponta o Departamento de Cultura.


Publicidade