Vacina contra gripe acaba em dois dias de campanha

Ainda não há previsão para a chegada de novo lote

291
Publicidade
Da redação

A Secretaria Municipal da Saúde interrompeu nesta quarta-feira, 25, a vacinação contra a gripe. Segundo a prefeitura, em dois dias, foram vacinados cerca de 3.000 idosos. Com isso, os lotes enviados pelo Ministério da Saúde esgotaram-se.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou na segunda-feira, 23, tendo como público-alvo os idosos (com 60 anos ou mais) e profissionais da Saúde. Quase 24 mil idosos, com 60 anos ou mais, estão cadastrados no sistema de saúde.

Por conta da pandemia do Covid-19, as imunizações sofreram adaptações e os idosos que já receberam foram vacinados a domicílio, para evitar aglomerações nos postos de saúde.Somente no primeiro dia da campanha, foram vacinados 1.470 idosos; já na terça-feira, 24, 1.468 receberam a imunização.

A prefeitura afirma que já solicitou ao ministério o restabelecimento dos estoques para manutenção do serviço, mas o MS não mandou a totalidade das doses necessárias para toda a primeira fase da campanha.

A secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, explica que o Ministério da Saúde faz a distribuição das doses por etapas para os postos e acentua que os idosos serão vacinados conforme as unidades de saúde receberem as imunizações.

Publicidade

“As doses do primeiro lote acabaram, mas, assim que o governo enviar o novo lote, a vacinação domiciliar terá sequência”, garante a prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os idosos serão vacinados gradativamente nas residências. Cada unidade de saúde conta com um motorista, uma vacinadora e uma anotadora, que percorrem os bairros.

Os agentes comunitários de saúde estão entrando em contato com os idosos para que a vacinação seja realizada. A orientação é para que fiquem em casa, sendo que também podem ocorrer visitas dos agentes sem aviso prévio.

Os agentes não entram nas casas, ficando na parte externa, onde realizam a imunização. A Secretaria de Saúde ressalta que todos os profissionais estão devidamente paramentados e com o carro oficial da prefeitura.

A adesão nesses primeiros dias foi muito atípica, devido ao surto do coronavírus. A imunização não protege contra o novo vírus, mas pode auxiliar no descarte da gripe na triagem de casos do Covid-19.Conforme explicou a coordenadora da VE, enfermeira Rosana Oliveira, a vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B).

Ela aponta que, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de prevenção para outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerando o diagnóstico para o coronavírus.

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome