UTI da Sta. Casa “abre” 4 novos leitos exclusivos para Covid-19

333
Publicidade
Da reportagem

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a capacidade de internação da unidade de terapia intensiva da Santa Casa em ala reservada ao tratamento de pacientes para Covid-19, suspeitos ou confirmados, passando de dez para 14 leitos no “covidário”.

Os quatro novos leitos foram instalados na tarde de quarta-feira, 12, quando, com 13 pacientes internados, a UTI registrava taxa de ocupação maior que a capacidade de atendimento.

Conforme a secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, a instalação já era prevista em caso de necessidade. Até sexta-feira da semana passada, 7, a ocupação da UTI-Covid variava de 70% a 80%. No sábado, 8, dez pacientes foram internados na unidade, completando a capacidade de ocupação.

A taxa de 100% foi mantida até quarta-feira, 12, quando outros três pacientes foram transferidos e a Saúde decidiu implantar os novos leitos. Tirza lembra que a cidade soma 37 respiradores, sendo que 20 deles foram recebidos por meio de doações, no período da pandemia do novo coronavírus – dez do governo do estado e dez do Ministério da Saúde.

Cada um representa um leito público de UTI disponível na cidade. Segundo Tirza, atualmente, 14 são mantidos na unidade de terapia intensiva destinada a Covid-19, outros oito em UTI para outros tipos de doença, nove no PS e seis permanecem de suporte.

Publicidade

Ela reforça que, mesmo reservando uma área da unidade de terapia intensiva para pacientes confirmados e com suspeita de Covid-19, é possível remanejar os aparelhos de uma ala para outra.

Publicidade