UPA de Tatuí é oficialmente inaugurada

Nova unidade é “um divisor de águas para a Saúde”, afirma a prefeita Maria José

1184
Unidade tem capacidade para resolver grande parte das urgências e emergências (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Da reportagem

Considerada uma das obras mais importantes do município, a UPA (unidade de pronto atendimento) teve cerimônia de entrega na tarde de sexta-feira, 14, marcando a abertura da nova unidade hospitalar.

O evento, encerrado com fala da prefeita Maria José Vieira de Camargo, contou com presença de autoridades, representantes do Instituto Innovare – OS (organização social) que administrará a unidade – e familiares do patrono.

A UPA leva o nome do pediatra tatuiano Augusto Moisés de Menezes Lanza. Ele faleceu em 17 de maio de 1994, aos 65 anos. A família dele esteve representada pelo filho Claudio Bittencourt de Menezes Lanza, acompanhado da esposa, Maria Helena Lanza.

“Meu falecido pai foi uma pessoa que sempre lutou pela saúde de nossa cidade. Infelizmente, nos deixou cedo, aos 65 anos, mas, hoje, só queria agradecer pela grande homenagem e desejar que continuem prestando um enorme serviço para a nossa cidade”, declarou o filho do homenageado, abrindo a cerimônia.

Também acompanharam o evento o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o deputado federal Samuel Moreira (PSDB), vereadores, diretores municipais e a secretária municipal da Saúde, Tirza Luiza da Melo Meira Martins.

Publicidade

Em discurso, Tirza ressaltou a contribuição de todos os envolvidos na finalização da unidade. “Tudo que realizamos aqui envolveu muitas pessoas”, iniciou, mencionando a colaboração da equipe da Secretaria de Saúde.

Ela destacou que a unidade foi inaugurada com estrutura completa. O atendimento começaria às 19h desta sexta-feira – depois da cerimônia de inauguração, com todos os ambientes higienizados.

A unidade é equipada com raio-X, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação com salas de atendimentos separadas de adultos e crianças, além de médicos clínicos e emergencistas.

O equipamento funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com capacidade para resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Tirza ainda apontou outras obras realizadas na área de saúde, como a ala de psiquiatria na Santa Casa. O espaço é formado por nove leitos, banheiros e sala de acolhimento para o atendimento de pacientes com problemas mentais e em tratamento das dependências de álcool e drogas.

“Temos realizado grandes conquistas e nos dedicado 24 horas por dia à população, principalmente neste momento de pandemia”, disse a secretária, apontando a criação de leitos e do “gripário”, reservados para o atendimento de pessoas acometidas pela Covid-19.

“Esta obra completa todas as outras, e, com isso, podemos dizer: hoje é um grande dia para todos nós tatuianos. Um dia que ficará marcado nos nossos corações e um dia de felicidade para todos os cidadãos que aqui residem”, acentuou a secretária.

Representando a organização social que administrará a unidade hospitalar, o diretor científico do Instituto Innovare, Paulo César Saquy, disse estar feliz por participar do evento e parabenizou o ex-prefeito Gonzaga por ter dado inicio à construção da unidade.

A obra, iniciada em agosto de 2012, na gestão do ex-prefeito, ficou praticamente abandonada entre 2013 e 2016. A partir de 2018, após um ano de negociações com o Ministério da Saúde, foi autorizada a retomada dos serviços.

“Gonzaga enxergou, lá atrás, a importância de ter uma unidade desta para o município e quis o destino que a Maria José estivesse à frente da prefeitura para poder fazer essa inauguração”, observou o diretor.

Saquy também falou do histórico da organização social e enfatizou: “Tenham certeza que nós da Innovare faremos tudo que for possível para atender à população de Tatuí como nós gostaríamos de ser atendidos”.

Ele ainda afirmou que a instituição está “comprometida em transformar” a Saúde e “somar esforços” com toda a comunidade médica de Tatuí para prestar um “trabalho de excelência à população”.

“Nós da Innovare sempre falamos: para trabalhar na área da saúde, é preciso gostar de gente. Com este slogan, aqui, nos espelharemos na figura do doutor Lanza e vamos fazer desta unidade uma referência no atendimento de urgência e emergência”, completou Saquy.

Moreira citou as dificuldades enfrentadas nos últimos meses pelo país, devido ao novo coronavírus, falou dos gastos públicos em função de medidas emergenciais de enfrentamento à pandemia e destacou que, mesmo com todas essas dificuldades, o município conseguiu entregar “grandes obras para a população”.

“Essa cidade melhorou muito nos últimos anos. Basta olhar essa obra que ficou, por anos, largada no meio do mato e agora é um excelente serviço entregue à população, como um bom exemplo de boa administração do recurso público”, afirmou o deputado, desejando sucesso ao atendimento da unidade.

Autoridades e família Lanza descerram placa de inauguração (interna) (foto: Diléa Silva)

Em seguida, o presidente da Câmara, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), cumprimentou as autoridades, direcionando agradecimento ao deputado Samuel Moreira pelos recursos enviados ao município – cerca de R$ 11 milhões.

Em discurso, Abreu elencou inaugurações realizadas durante a semana, como o terceiro trecho da marginal do ribeirão Manduca e o complexo esportivo do Jardim Santa Rita de Cássia (reportagem nesta edição) e acrescentou:

“Hoje, entregamos a tão esperada UPA, que é um sonho para muitas pessoas. Fico muito feliz em ver entregue uma unidade de saúde desta qualidade. Tenho certeza que ela vai dar condições de um atendimento digno para nossa população”.

O vereador ainda se dirigiu à organização social pedindo um atendimento humanizado. “A população que procurar o PA precisa ser bem atendida, e nós vamos fiscalizar este atendimento”, garantiu Abreu.

O vice-prefeito afirmou que a unidade é a maior da região e classificou a entrega da obra como “a mais importante” da gestão, com porte aproximado de 2.000 metros quadrados e mais de R$ 2 milhões investidos.

“Fizemos muito asfalto novo, duplicação e prédios, mas esta obra veio para mudar a saúde das pessoas, e isso não tem preço. Posso garantir que a UPA vai mudar a vida dos tatuianos”, frisou Luiz Paulo.

Ele também fez uma retrospectiva do processo de conclusão da obra, apontando que diversos processos e dificuldades acabaram atrasando a conclusão da unidade.

“Foi com muita garra da prefeita e com muita ajuda do deputado Samuel Moreira que hoje isso é uma realidade, assim como tantas outras obras que fizeram parte da gestão Maria José”, adicionou o vice-prefeito, antes de passar a palavra à prefeita.

Maria José iniciou fazendo menção à fala do diretor da Innovare, acrescentando: “O senhor disse que a missão da organização é cuidar das pessoas, e eu garanto: nossa missão é uma só. Vamos trabalhar de mãos dadas”.

Reiniciando o discurso, a prefeita classificou a UPA como um “divisor de águas” no município, apontando a inauguração como “um passo importante, que consolida Tatuí como uma referência regional na área de saúde”.

“Cada tijolinho aqui foi construído com muito trabalho. No inicio da nossa gestão, quase perdemos o convênio com o Ministério da Saúde, e, com o esforço da nossa equipe e a ajuda do deputado (Samuel Moreira), conseguimos reverter este quadro”, salientou.

Para dar continuidade à obra e equipar a unidade, a prefeita informou que foram aplicados recursos do município e de parcerias com deputados federais e estaduais, por meio de emendas conquistadas em São Paulo e Brasília.

Maria José lembrou que a unidade estava pronta em março, contudo, precisou ser reservada como hospital de campanha, dando retaguarda com mais de 40 leitos clínicos de isolamento preparados para atender pacientes acometidos pela Covid-19.

“A correria nos fez preparar a unidade como hospital de campanha. Graças a Deus, não precisamos utilizá-los, temos uma das melhores taxas de recuperação da região e a Santa Casa pode atender os pacientes”, argumentou a prefeita.

Ela encerrou o pronunciamento agradecendo também ao deputado federal Vitor Lippi (PSDB), que destinou recursos para a aquisição de equipamentos. Ao final, participou do descerramento da placa inaugural da unidade.

Publicidade