“Turismo na Praça” expõe potencial turístico e cultural de Tatuí na Matriz

Evento teve como objetivo demonstrar à população o potencial turístico de Tatuí (foto: Eduardo Domingues)

No sábado, 28 de setembro, a Praça da Matriz recebeu a primeira edição do “Turismo na Praça”. O evento aconteceu das 10h às 16h, expondo equipamentos turísticos, mostrando movimentos culturais e levando participantes a passeios pelo município.

A ação – que fez parte das atividades da primeira Semana Municipal de Turismo – foi promovida prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com o apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Tatuí.

De acordo com o secretário da pasta, o objetivo do evento é fazer com que o público em geral e, principalmente, a população de Tatuí conheçam o potencial turístico da cidade – que é reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico) desde 2017.

“A nossa ideia de promover o ‘Turismo na Praça’ é trazer até a população os nossos atrativos. Primeiro, para conscientizar ela da importância de Tatuí ser um MIT e também para ela conhecer um pouco mais sobre a cidade”, argumentou Sinisgalli.

Nove atrações participaram desta primeira edição. O Conservatório de Tatuí esteve presente com uma exposição de cenografia e da luteria da escola e também realizou apresentações musicais, com a Big Band e a Jazz Combo.

Também estiveram presentes: o Centro Hípico de Tatuí, com exposição de pôneis e materiais informativos; o Aeroclube, com exibição de um planador; o artista plástico Mingo Jacob, mostrando quadros com referências turísticas; e a Aprodoce (Associação de Produtores de Doces de Tatuí), comercializando os tradicionais doces caseiros.

Além disso, participaram: Antigomobilismo Clube, com um carro antigo; Feira de Artesanato; Feira do Produtor Rural, com produtores capacitados por meio de curso do Senar; e o Sindicato Rural, com exposição dos cursos oferecidos pela entidade.

Sinisgalli ressalta que a iniciativa funcionou, neste ano, como “piloto” e mostrou apenas uma parte do potencial turístico e cultural do município. Segundo ele, a intenção é continuar realizando esses eventos para atrair cada vez mais expositores.

“A intenção era dar o inicio agora e ir crescendo aos poucos. A gente acredita que quem veio aqui vai querer voltar e que alguns dos equipamentos do ‘trade’ que não acreditaram nesta primeira edição vão querer estar aqui participando nos próximos anos”, observou o secretário.

A programação ainda contou com entrega de certificados de participação do “Turismo na Praça”, ao diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary Araújo Júnior; à coordenadora de eventos do Centro Hípico de Tatuí, Cristina Granato; a Cláudio “Sheriff”, do Aeroclube de Tatuí; ao artista plástico Mingo Jacob; e a Roberto Poles, da Aprodoce.

Também receberam certificado o representante do Antigomobilismo Clube, Ricardo Ceciliato “Tomate”; Maria Aparecida de Fátima “Espanhola”, da Feira de Artesanato; Milton Albuquerque, da Feira do Produtor Rural; Luiz Carlos Ramos, presidente do Sindicato Rural e Patronal de Tatuí; e Wagner Eduardo Graziano, presidente do Comtur.

Os certificados foram entregues pela prefeita Maria José Vieira de Camargo e por Sinisgalli.

Para Mingo Jacob, por ser realizada em um espaço aberto, a exposição é uma forma de mostrar a arte tatuiana à população em geral. “Todas as pessoas que passam na praça estão vendo os trabalhos expostos, isso torna a arte e os equipamentos turísticos mais acessíveis”, destacou.

O artista plástico ainda ressaltou que esse tipo de iniciativa pode alavancar os potenciais turísticos e culturais do município. “A cidade tem muitos pontos turísticos e culturais, mas quase ninguém conhece, essa é uma forma de o povo conhecer e valorizar”, mencionou.

(foto: Eduardo Domingues)

Jacob ainda parabenizou os organizadores do evento e comparou a primeira exposição turística com a Feira do Doce, atualmente tida como uma das maiores feiras gastronômicas do estado.

“Espero que venham outros eventos como este e que ele cresça cada vez mais, assim como a Feira do Doce, que começou pequena e virou uma potência”, salientou o artista.

Além da exposição, durante o dia, o Departamento Municipal de Turismo, em parceria com o Comtur, realizou a distribuição de materiais com informações sobre os pontos turísticos da cidade e promoveu dois roteiros turísticos, com o ônibus do Sítio do Carroção. Um passeio teve início às 13h30, e o outro, às 15h, com o apoio do guia de turismo Rafael Porciúncula.

O passeio foi gratuito, porém, com número limitado de pessoas. Os interessados se inscreveram na tenda do Departamento de Turismo, durante o evento, e fizeram reserva. O primeiro passeio contou somou 39 pessoas e o segundo 36.

O roteiro do passeio turístico incluiu: Praça da Matriz (Igreja Matriz); Mercado Municipal; praça Martinho Guedes (Jardim da Santa); Fábrica Santa Adélia; praça Paulo Setúbal (Praça do Barão); escolas “Barão de Suruí” e “João Florêncio”; avenida Cônego João Clímaco; e Conservatório de Tatuí (Unidade II – antigo fórum municipal).

O passeio continuou com passagem por: Estação Ferroviária; praça Ayrton Senna; Lar São Vicente de Paulo; Conservatório; Monumento Maestro; praça Cesário Mota (Praça do Junqueira); praça Antônio Prado (Concha Acústica); e Fábrica de Tecidos São Martinho (“Casarão” e todo o conjunto fabril).

“Estamos fazendo este evento para conscientizar, é uma semente que nós estamos plantando, e queremos trabalhar também para fortalecer esta feira de turismo. Acho que a gente pode crescer colocando a gastronomia e outros pontos turísticos, mas tivemos um bom resultado”, concluiu Sinisgalli.